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dc.contributor.authorAraújo, Wilho Silva-
dc.date.accessioned2020-01-15T12:04:45Z-
dc.date.available2020-01-15T12:04:45Z-
dc.date.issued2019-11-25-
dc.identifier.otherCDD 796-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21480-
dc.descriptionARAÚJO, W. S. Recortes etnográficos na escola: pensando a educação física no contexto do lazer. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste relato de experiência tem como objetivo geral: Discutir a abordagem do lazer na prática pedagógica do ensino médio, tendo em vista as politicas públicas de esporte e lazer; e especifico: Quais estratégias pedagógicas foram mais importantes para atender os objetivos com abordagem qualitativa, de caráter acadêmico, com embasamento descritivo, tratando-se de um relato de experiência, nos moldes explanados por Gil (2008), vivenciado no estágio supervisionado I, no curso de licenciatura em Educação Física pelo programa Plano Nacional de Formação de Professores. Fazendo uma avaliação mais profunda, percebemos as seguintes necessidades básicas para a temática adentrar no contexto escolar, umas delas é a valorização docente, garantido ao mesmo a inserção de cursos que tragam a necessidade em discutir o que preconiza no artigo 6º e 227º da Constituição Federal, colocando em pauta a discussão mais detalhada sobre o direito ao lazer e os caminhos para tornar esta politica pública acessível principalmente a criança e adolescentes, tendo em vista a prioridade absoluta, outro ponto necessário é a inclusão do assunto dentro do currículo, o intuito será para fortalecer e tornar viável a promoção do lazer desde seu conceito a sua prática e principalmente a elaboração de ações que tragam e tornem a politica pública acessível. Todavia podemos considerar distantes dos debates na sala de aula, tendo em vista a visão recreacionista e utilitarista predominante numa perspectiva compensatória do lazer, sendo a Educação Física ainda o componente que buscar aprofundar as teorias pedagógicas sobre o lazer, apontando caminhos a serem percorrido, indo além da reprodução cultural “prática pela prática”, fato preocupante nos estudos de Werneck (1998). Portanto, para atender o que preconiza o art. 6º e 227º da Constituição Federal elencamos algumas inquietações que consideramos iniciais para atingirmos uma abordagem do lazer mais “enraizada”, tendo em vista as politicas públicas de esporte e lazer e os caminhos a serem trilhados: Qualificação na oferta dos serviços, a apropriação de todas as oportunidades de acesso ao esporte e lazer, além de melhorar a gestão pública de esporte e lazer, formando gestores, professores, e pessoas que estão envolvidos na área do lazer.pt_BR
dc.description.sponsorshipProf. Dr. Eduardo Ribeiro Dantaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEsporte e lazerpt_BR
dc.titleRecortes etnográficos na escola: pensando a educação física no contexto do lazerpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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