Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21534
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFarias, Érica Maria dos Santos-
dc.date.accessioned2020-01-31T14:47:30Z-
dc.date.available2020-01-31T14:47:30Z-
dc.date.issued2019-06-06-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21534-
dc.descriptionFARIAS, É. M. dos S. A filosofia entre a paixão docente e a percepção discente: um relato de experiência. 2019. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo de caso, parte da seguinte problemática; a importância da Filosofia no Ensino Médio, assim como sua relevância no Ensino Fundamental. Tendo como objetivo, investigar e discutir a Educação e o Ensino de Filosofia, seguindo as discussões referenciadas por; Paulo Freire, Desidério Murcho e Ricardo Navia, além de intercalar experiências teóricas com experiências práticas vivenciadas em sala de aula, durante o período de atividade de observação e de regência, na condição de estagiária do curso de Filosofia nas Escolas Cícero dos Anjos, no Centro de São Vicente do Seridó-PB e na Escola Maria da Guia Sales Hermínio situada em um bairro periférico do município de Pocinhos-PB, em 2016 e 2017. Abordando também outros autores como fonte de enriquecimento teórico. Levando-nos a refletir sobre as dificuldades encontradas, no sentido de buscar conciliar a especificidade da Filosofia enquanto área do saber e a complexidade de seu ensino; pautando as análises de forma tanto crítica como reflexiva do ensino de Filosofia e das condições dos alunos e do professor. Para tanto foi traçada uma linha entre a paixão docente e a percepção discente, a qual se pode constatar o desinteresse da maioria dos alunos pela disciplina. Obtemos nessa pesquisa um resultado satisfatório, pois tivemos uma experiência prática de como se procede atualmente o processo ensino/aprendizagem da Filosofia, ocasionando a preparação da prática docente. Bem como a constatação de que a educação não pode ser compreendida como uma dimensão estanque e separada da vida social, pois esta é uma dimensão da vida dos homens que se transforma historicamente.pt_BR
dc.description.sponsorshipProf. Dr. Valmir Pereirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
dc.subjectPráticas docentespt_BR
dc.subjectProcesso ensino aprendizagempt_BR
dc.titleA filosofia entre a paixão docente e a percepção discente: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ÉRICA MARIA DOS SANTOS FARIAS.pdf3.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.