Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21542
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira Junior, Sandy de | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-03T11:09:12Z | - |
dc.date.available | 2020-02-03T11:09:12Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21542 | - |
dc.description | OLIVEIRA JUNIOR, S. de. Os estereótipos de gênero nas aulas de educação física: o que dizem professores de uma escola da rede estadual de ensino. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na sociedade moderna em que vivemos a construção de valores baseam-se em aspectos históricos e culturais que foram enraizados ao longo do tempo. E nesse contexto a diferenciação entre o masculino e o feminino torna-se evidente nas relações humanas. Numa tentativa de amenizar essa desigualdade, a escola necessita assumir papel fundamental para compreender, enfrentar e propor ações que intervenham nessas formas de discriminação e exclusão de gênero. Na disciplina de Educação Física é comum nos depararmos com esta realidade no desenvolvimento das aulas. Muitas vezes na prática diária de atividades meninas são separadas de meninos, com a justificativa de maior rendimento ou de maneira disfarçada, gerando discriminação. Para Abreu (1990), meninos e meninas aceitam esta divisão porque estão impregnadas de preconceitos advindos da organização social. Assim, a presente pesquisa visa refletir sobre os estereótipos de gêneros presentes nas aulas de Educação Física, promovendo discussões que resultem em ações para superação desses fatos. Portanto, este trabalho tem como objetivo geral: Analisar a contribuição da Educação Física sobre questões ligadas ao gênero com o intuito de desconstruir estereótipos ainda existentes na escola. A pesquisa utilizada foi tipo qualitativo com embasamento bibliográfico que resultou numa pesquisa de campo. Os resultados mostraram que os estereótipos de gênero estão sendo superados cabendo a escola colocar-se como um meio de eliminação de todas as formas de preconceito. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Benedita Ferreira Arnaud | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Esterótipos de gêneros | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.title | Os estereótipos de gênero nas aulas de educação física: o que dizem professores de uma escola da rede estadual de ensino | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 64 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Sandy de Oliveira Junior.pdf | 693.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.