Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21553
Título: A proteção estatal da Mulher na Lei Maria da Penha: uma análise dialógico-discursiva
Autor(es): Ferreira, Thalia Patrícia
Palavras-chave: Teoria dialógica da linguagem
Proteção estatal
Lei Maria da Penha
Manchete
Dialogismo
Data do documento: 19-Nov-2019
Resumo: Este estudo investiga a proteção estatal da mulher na Lei Maria da Penha, numa perspectiva dialógico-discursiva, fundamentada pela Teoria Dialógica da Linguagem (TDL). Nossa pesquisa é de caráter qualitativo interpretativista. Tem como principal objeto de análise uma manchete na qual evidencia fatos sociais nos quais buscamos os elementos de defesa à mulher. Os princípios da TDL nos deram suporte para examinar e identificar os sentidos constitutivos das vozes que representam o Estado como um protetor da mulher. A partir dessas analises, foram observadas as relações dialógicas e constitutivas do corpus, no qual foram encontrados enunciados concretos em esferas sociais e as vozes que representam o todo da manchete,como também os resultados de como e se o estado protege a mulher na sua condição de vulnerável. Além desses enunciados, atentamos para as figuras imagéticas que refratam a condição da mulher enquanto vítima da violência doméstica. Concluímos que o Estado agiu em favor da defesa a mulher promovendo medidas preventivas de políticas públicas, o que está devidamente coerente com o texto da Constituição Federal.
Descrição: FERREIRA, T. P. A proteção estatal da Mulher na Lei Maria da Penha: uma análise dialógico-discursiva. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21553
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thalia Patrícia Ferreira.pdfPDF - Thalia Patrícia Ferreira528.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.