Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21603
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Targino, Alícia de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-07T14:03:33Z | - |
dc.date.available | 2020-02-07T14:03:33Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21603 | - |
dc.description | TARGINO, A. de O. Libras e a relação família e escola: contribuições para a inclusão da pessoa surda. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é essencial para o desenvolvimento do surdo enquanto sujeito inserido no espaço escolar e no meio social, nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo analisar a LIBRAS e a relação família - escola como ferramentas fundamentais no processo de inclusão do aluno surdo. Trata-se, pois de um estudo qualitativo, onde a coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada respondidas por uma intérprete de Libras atuante na escola, e pela mãe de uma aluna surda, matriculada e frequente na mesma instituição. O estudo foi produzido através da análise de discursos feita a partir das respostas das entrevistas. Autores como Quadros (1997); Honora & Frizanco (2009); Lacerda (2011) e Strobel (2008) trouxeram grandes contribuições para o desenvolvimento desta pesquisa. Através dos discursos foi possível compreender a grande importância da LIBRAS como língua materna dos surdos, promovendo interação e socialização entre surdos e ouvintes, fora destacado também a relevância da interação família e escola, levando em consideração que essa interação contribui de forma simultânea no desenvolvimento escolar e social do surdo. Conclui-se que a LIBRAS e a interação família e escola contribuem de forma satisfatória para o desenvolvimento escolar e social da pessoa surda, de forma que a LIBRAS é uma língua natural que é capaz de promover essa interação com o meio social, possibilitando criar um canal de comunicação entre surdos e ouvintes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Aline de Fátima Da Silva Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Intérprete de Libras | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Interação escolar | pt_BR |
dc.subject | Participação familiar | pt_BR |
dc.title | Libras e a relação família e escola: contribuições para a inclusão da pessoa surda | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Alícia de Oliveira Targino.pdf | PDF - Alícia de Oliveira Targino | 821.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.