Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21613
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Carlos Magno Farias | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-10T11:29:41Z | - |
dc.date.available | 2020-02-10T11:29:41Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21613 | - |
dc.description | RODRIGUES, C. M. F. Os desafios da formação docente para o ensino de educação física aos alunos surdos em escolas públicas do município de São Bento-PB. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Física é uma das disciplinas de grande importância no currículo escolar e também uma das mais praticadas, mas que como qualquer outra disciplina, os professores enfrentam diariamente grandes dificuldades e, esta questão torna-se ainda mais complexa no contexto inclusivo. Diante disso o presente estudo possui como tema os desafios da formação docente para o ensino de Educação Física aos alunos surdos das escolas públicas da cidade de São Bento - PB, tendo como objetivo: identificar as principais dificuldades que os docentes encontram ao trabalhar com alunos surdos inseridos no ensino regular, apresentando estratégias e metodologias empregadas pelos professores em sua prática e evidenciando qual a visão que os mesmos possuem quanto ao trabalho no contexto da surdez considerando aspectos didáticos, pedagógicos, metodológicos, sociais e materiais. Para tanto realizou-se uma pesquisa de campo, onde foram entrevistados seis professores atuantes no contexto da educação inclusiva que lecionam ou já lecionaram para alunos surdos, em duas escolas públicas da cidade de São Bento no sertão paraibano. Os resultados evidenciam a carência de uma formação que capacite o docente a atuar no contexto da surdez, a falta de intérpretes nas escolas e desconhecimento das LIBRAS pela grande maioria dos educadores. Concluindo-se que o fato principal evidenciado no estudo reside em três eixos principais: necessidade de cursos de formação docente que contemplem melhor aspectos do trabalho com surdos, a presença de mais intérpretes de LIBRAS no ambiente escolar e a necessidade da oferta de cursos de formação continuada por parte dos órgãos competentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Edivan Silva Nunes Júnior | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.title | Os desafios da formação docente para o ensino de educação física aos alunos surdos em escolas públicas do município de São Bento-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 64 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Carlos Magno Farias Rodrigues.pdf | 961.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.