Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21627
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-12T11:56:18Z | - |
dc.date.available | 2020-02-12T11:56:18Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 801.95 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21627 | - |
dc.description | RODRIGUES, F. S. V. "Charivari" em sala de aula: uma experiência de leitura no 1º ano do ensino médio. 2019. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma experiência de leitura com o gênero textual teatral no Primeiro Ano do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino em São Bento – PB. Mostra-se aqui, portanto, um relato da abordagem em sala de aula com a peça teatral Charivari de Maria de Lourdes Ramalho, ou seja, as reações dos alunos diante da obra e a metodologia empregada na leitura das cenas. Assim sendo, trata-se de uma pesquisa de campo. A perspectiva adotada ao longo das leituras é a que põe o leitor em interação com o texto, com a professora e com os colegas de turma. Têm-se como pressupostos teóricos, Bordini e Aguiar (1993), Abreu (2001), Kugler (1987) e Zilberman (1989) no que tange aos aspectos da leitura literária; acerca da perspectiva dos direitos do leitor, tem-se Pennac (1994) e Martins (2006). No que se entende por teatro e sua importância no ensino, foram adotadas as argumentações de Vasconcelos (2009), Leite(1976) e Rebervel (1997). Naquilo que se refere à diferença entre dramaturgia e teatro, Pavis (2003). As análises mostram que os leitores adentraram no objeto estético da obra, confrontando seus conhecimentos prévios com aqueles presentes na peça. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rafael José de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Peça teatral | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Charivari | pt_BR |
dc.title | "Charivari" em sala de aula: uma experiência de leitura no 1º ano do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 64 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Flaviana Soares Vieira Rodrigues.pdf | 720.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.