Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2170
Título: Alterações orais em portadores de Diabetes Mellitus no município de Campina Grande-PB
Autor(es): Melo, Ana Valesca Gurjão
Palavras-chave: Boca
Diabetes Mellitus
Xerostomia
Data do documento: 30-Out-2013
Resumo: Este estudo objetivou realizar um levantamento das lesões orais que acometem os portadores de diabetes mellitus, no município de Campina Grande/PB. Executou-se um estudo com abordagem quantitativa, observacional, tipo transversal. A amostra foi composta por 54 pacientes inscritos no grupo de diabéticos e hipertensos, que concordaram em participar da pesquisa. Os dados dos pacientes foram coletados, em consultório odontológico e no auditório do Centro de Saúde Francisco Pinto, onde os pacientes responderam um questionário sobre dados demográficos, hábitos e aspectos relacionados ao diabetes mellitus. Foi aplicado o teste qui-quadrado para verificar associações entre as variáveis, com o nível de significância de 5%. A associação foi expressa através do p-valor; valores abaixo de 0,05 foram interpretados como estatisticamente significativos. Quanto ao estado de saúde oral, 57,4% consideraram satisfatório, tendo 68,5% dos examinados nunca informado ao cirurgião dentista que é portador de diabetes. Com relação à localização das lesões, 24 dos 54 pacientes apresentaram lesões nos lábios, sendo esta a localização mais acometida. A lesão mais frequente foi à úlcera traumática. Diante do exposto, foi possível concluir que a prevalência de lesões orais em portadores de diabetes mellitus foi elevada, entretanto, ainda não existe uma politica de saúde direcionada para o atendimento de portadores de Diabetes mellitus pelo cirurgião dentista.
Descrição: MELO, A. V. G. Alterações orais em portadores de Diabetes Mellitus no município de Campina Grande-PB. 2012. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2170
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Valesca Gurjão Melo.pdfAna Valesca Gurjão Melo678.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.