Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2174
Título: As práticas culturais dos ciganos na Paraíba: Uma trajetória da "guerra dos ciganos" em Campina Grande, entre violências, (an)danças e magias (1980 a 1990)
Autor(es): Batista, Gilmara Tavares
Palavras-chave: Cultura - Ciganos
Conflitos Culturais
Violência
Data do documento: 4-Nov-2013
Resumo: Nosso objetivo visa cartografar as práticas culturais dos ciganos que se estabeleceram na Paraíba, tomando como recorte espacial a cidade de Campina Grande, na década de 1980, enquanto palco das querelas entre famílias ciganas, investigando as relações de sociabilidade e/ou de conflitos entre os próprios ciganos e também com os não-ciganos. A proposta é refletir sobre como a imprensa local delineia imagens preconceituosas para os ciganos que tiveram suas vidas marcadas pela violência nessa cidade, ao elaborarem um discurso que articula os crimes praticados pelos ciganos no seio de seu grupo e o contexto de violência marcante no Estado. Busca ainda perceber: como os ciganos foram descritos em suas redes e códigos de sociabilidade, tanto no que se refere às relações entre os próprios ciganos, como entre os não ciganos; como foram vistos em suas múltiplas relações de conflitos por terra, relações de trapaças, mas também de amizades, de confiabilidade, nas festanças, nas relações amorosas e familiares. Portanto, na tentativa de suprir uma lacuna relativa à história local, este trabalho constitui-se num exercício histórico que visa problematizar os lugares de produção dos discursos acerca da cultura cigana, reconstruindo e documentando a história dos ciganos no Estado, mas também se articulando às pesquisas acadêmicas sobre o tema no âmbito nacional.
Descrição: Batista, G. T. As práticas culturais dos ciganos na Paraíba: Uma trajetória da "guerra dos ciganos" em Campina Grande, entre violências, (an)danças e magias (1980 a 1990). 2011. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2174
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilmara Tavares Batista.pdfGilmara Tavares Batista1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.