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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2176
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Neves, Gildivan Francisco das | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-04T18:36:22Z | - |
dc.date.available | 2013-11-04T18:36:22Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 301.242 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2176 | - |
dc.description | Neves, G. F. das. Na pedagogia de um movimento social, uma escrita da história: agenciando experiências, construíndo saberes e fazendo educação popular na "Luta do Povo de Alagamar"(1975-1980). 2011. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | As décadas de 1940, 1950 e 1960 podem ser compreendidas como um período de intensificação dos movimentos sociais no campo. No contexto pós Golpe de 1964 estes movimentos foram reprimidos e silenciados, porém, não desarticulados. É, portanto, no âmbito deste momento de repressão às formas de organização da sociedade civil, que eclode na região de Salgado de São Félix e Itabaiana – PB, entre os anos 1975-1980, o movimento social que ficou conhecido como a “Luta do Povo de Alagamar”. Neste trabalho, partindo do pressuposto que na atualidade os movimentos sociais têm sido compreendidos como um espaço de construção de saberes e de vivências, objetivamos entender o Movimento de Alagamar, a partir dos trabalhadores rurais nele envolvidos mostrando que a História do Movimento, a luta dos trabalhadores, suas experiências sociais, políticas e culturais consistem em saberes educativos que podem propiciar uma educação contextualizada. Do ponto de vista teórico, nosso estudo está situado no Campo da História Social onde trabalhamos a partir de Thompson (1998) no qual utilizamos os conceitos de experiências e resistência. Recorremos também aos conceitos de identidade em Hall (2002), de memória coletiva em Halbwachs (2006), Movimentos Sociais em Gohn (2010) e Batista (2007) e conscientização e Educação Popular em Freire (1987). No que se refere à metodologia nos aportamos da História Oral, na modalidade História de Vida, tendo como norte os pressupostos de Freitas (2006) e Alberti (2005). Partindo da análise dos depoimentos dos nossos entrevistados, compreendemos que os trabalhadores rurais envolvidos no Movimento de Alagamar ao resistirem cotidianamente, construíram saberes que são educativos e podem ser utilizados na consecução de uma Educação Popular e na escrita de uma História problematizadora, contextualizadora e conscientizadora. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Patrícia Cristina de Araújo Aragão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Movimento Social | pt_BR |
dc.subject | Educação Popular | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.title | Na pedagogia de um movimento social, uma escrita da história: agenciando experiências, construíndo saberes e fazendo educação popular na "Luta do Povo de Alagamar"(1975-1980) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
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