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dc.contributor.authorVeloso, Valéria Barbosa-
dc.date.accessioned2020-03-11T12:03:12Z-
dc.date.available2020-03-11T12:03:12Z-
dc.date.issued2015-03-26-
dc.identifier.otherCDD 370.71-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21776-
dc.descriptionVELOSO, V. B. Educação contextualizada para a convivência com o semiárido: uma analise do conhecimento dos alunos da Escola Estadual Francisco Ernesto do Rego em Queimadas - PB. 2015. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.pt_BR
dc.description.abstractÉ evidente a necessidade de direcionar a educação e o ensino nas escolas do Semiárido Nordestino e Paraibano, que contemple sua realidade e dê condições de vivência e permanencia nesta região. Assim, a proposta de educação para a convivência no Semiárido é uma alternativa de ensino voltada para as necessidades e realidades sociais da população local, promovendo o conhecimento e desenvolvendo capacidades de reflexão e soluções de problemas. É uma proposta que representa a região como meio de possibilidades através de projetos educativos contextualizados, que proporcionem uma relação mais saudável e equilibrada entre homem e natureza, promovendo o desenvolvimento sustentável. O objetivo principal deste trabalho foi diagnosticar se na Escola Estadual Francisco Ernesto do Rêgo localizada no município de Queimadas – PB, vem sendo desenvolvidas práticas educativas voltadas para a convivência com o Semiárido Paraibano e Queimadense. Esta pesquisa teve um caráter quali-quantitativo e seu procedimento metodológico constou de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática e aplicação de questionários direcionados aos alunos e direção da/na escola. E ao analisar os resultados observou-se que apesar da maioria dos alunos morarem e estarem vinculados à vida na zona rural e terem um bom nível de conhecimentos acerca das características, limitações, problemas e riquezas do Semiárido Paraibano e Queimadense, a escola pouco contribui para uma educação contextualizada para a convivência e permanência nesta região, por falta de incentivos e de profissionais habilitados. No entanto é de urgência que os profissionais da educação ponham em prática esta proposta que contribui para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável desta região.pt_BR
dc.description.sponsorshipProfa. Dra. Aretuza Candeia de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSemiárido paraibanopt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.titleEducação contextualizada para a convivência com o semiárido: uma analise do conhecimento dos alunos da Escola Estadual Francisco Ernesto do Rego em Queimadas - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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