Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21784
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Wellington Alves | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-12T14:35:11Z | - |
dc.date.available | 2020-03-12T14:35:11Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 316.774 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21784 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Wellington Alves. Mídias digitais no ensino de química: ensaios de um ensino híbrido. 2019. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais na Educação) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda uma possibilidade de ensino híbrido que foi praticada em uma escola pública estadual no município de São João do Cariri e tem por objetivo analisar a contribuição das mídias digitais no ensino de química. Trata-se de uma pesquisa participante, fundamentada nos pressupostos de autores como Papert, Veen e Vrakking, Bergmann e Sams, através de metodologias que integram objetos de aprendizagem e alguns pressupostos da teoria da sala de aula invertida visando a construção significativa do conhecimento químico. Para tanto, a personalização da aprendizagem se deu através do desenvolvimento e aplicação de um site enquanto recurso multimídia adequado as necessidades pontuais dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio identificadas em sondagem realizada previamente sobre o tema estrutura atômica. Através de questionário semiestruturado buscou-se o levantamento pontual das experiências que os estudantes possuem sobre as Tecnologias Digitais e da proposta didática desenvolvida no espaço escolar pelo professor. Após as aplicações, constatou-se que a prática pedagógica aqui proposta possibilitou uma maior autonomia dos alunos sobre a aprendizagem e também um maior engajamento deles perante os estudos. Espera-se que o estudo realizado possa contribuir para investigações mais profundas em relação à adoção de metodologias ativas nas escolas em conjunto com as tecnologias digitais, visando a superação dos desafios presentes no ensino e na aprendizagem de química. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Mídias digitais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Ensino híbrido | pt_BR |
dc.title | Mídias digitais no ensino de química: ensaios de um ensino híbrido | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAD - ETDE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Wellington Alves Nascimento.pdf | PDF - Wellington Alves Nascimento | 861.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.