Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21799
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lira, Jardelly Luis | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-13T15:19:15Z | - |
dc.date.available | 2020-03-13T15:19:15Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 469 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21799 | - |
dc.description | LIRA, J. L. A formação do professor de português: algumas reflexões a partir do estágio supervisionado. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo principal propor uma ressignificação de uma aula de Língua Portuguesa (LP), tendo como ponto de partida uma experiência vivenciada durante o estágio de observação no ensino fundamental. Para tanto, faz-se necessário abordar aspectos da formação docente, especificamente do professor de LP, tendo o estágio como elemento indispensável nesse processo. Cada fase do curso de graduação contribui significativamente para a formação de um bom profissional, mas é no estágio que as experiências são ampliadas e enriquecidas, por ser um momento de reflexão e identificação com a profissão escolhida. Dessa forma, por se tratar de um tema relevante, algumas discussões sobre o processo de ensino serão apresentadas, tendo como base os documentos oficiais que também servem como embasamento para fundamentar a proposta de ressignificação metodológica que será descrita na última seção deste artigo. Assim, para fundamentação dos diálogos apontados nesse trabalho, teremos as contribuições de Pimenta e Lima (2011), Barreiro e Gebran (2006), os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN (1998), a Lei de Diretrizes e Bases- LDB (BRASIL, 2017), a Base Nacional Comum Curricular- BNCC (BRASIL, 2017;2018), Brzezinski (2002), Antunes (2003), Oliveira (2010), dentre outros. Como resultados, os nossos estudos apontam que, ao mesmo tempo que o estágio se configura um espaço propiciador de reflexão, ele também possibilita ao professor em formação reformular/redirecionar práticas de ensino que servirão de base para a sua futura atuação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Karla Valéria Araújo Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Proposta de ressignificação | pt_BR |
dc.title | A formação do professor de português: algumas reflexões a partir do estágio supervisionado | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jardelly Luis Lira.pdf | PDF - Jardelly Luis Lira | 1.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.