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dc.contributor.authorLira, Jardelly Luis-
dc.date.accessioned2020-03-13T15:19:15Z-
dc.date.available2020-03-13T15:19:15Z-
dc.date.issued2019-11-19-
dc.identifier.otherCDD 469-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21799-
dc.descriptionLIRA, J. L. A formação do professor de português: algumas reflexões a partir do estágio supervisionado. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo principal propor uma ressignificação de uma aula de Língua Portuguesa (LP), tendo como ponto de partida uma experiência vivenciada durante o estágio de observação no ensino fundamental. Para tanto, faz-se necessário abordar aspectos da formação docente, especificamente do professor de LP, tendo o estágio como elemento indispensável nesse processo. Cada fase do curso de graduação contribui significativamente para a formação de um bom profissional, mas é no estágio que as experiências são ampliadas e enriquecidas, por ser um momento de reflexão e identificação com a profissão escolhida. Dessa forma, por se tratar de um tema relevante, algumas discussões sobre o processo de ensino serão apresentadas, tendo como base os documentos oficiais que também servem como embasamento para fundamentar a proposta de ressignificação metodológica que será descrita na última seção deste artigo. Assim, para fundamentação dos diálogos apontados nesse trabalho, teremos as contribuições de Pimenta e Lima (2011), Barreiro e Gebran (2006), os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN (1998), a Lei de Diretrizes e Bases- LDB (BRASIL, 2017), a Base Nacional Comum Curricular- BNCC (BRASIL, 2017;2018), Brzezinski (2002), Antunes (2003), Oliveira (2010), dentre outros. Como resultados, os nossos estudos apontam que, ao mesmo tempo que o estágio se configura um espaço propiciador de reflexão, ele também possibilita ao professor em formação reformular/redirecionar práticas de ensino que servirão de base para a sua futura atuação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Karla Valéria Araújo Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectProposta de ressignificaçãopt_BR
dc.titleA formação do professor de português: algumas reflexões a partir do estágio supervisionadopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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