Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2179
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Thiago Silveira de | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-04T18:37:04Z | - |
dc.date.available | 2013-11-04T18:37:04Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.32 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2179 | - |
dc.description | Melo, T. S. de. Nos territórios da história, identidades e representações tecidas sobre negros/as na escola: redes de saberes a partir da Lei 10.639/2003. 2010. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo traçar uma análise da aplicabilidade da Lei 10.639/2003, na Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, através da análise do livro didático de História adotado pelos docentes da mesma. Diante do princípio de que os materiais didáticos são mediadores do processo de aquisição do conhecimento (BITTENCOURT, 2004), torna-se necessária a discussão sobre como o mesmo é responsável pela formação de representações sobre o/a negro/a (CHARTIER, 1990), bem como , de que modo a partir daí a diferença começa a ser vista como um processo de negação do outro, através da afirmação de uma identidade superior (SILVA, 2009). Tendo em vista que no cotidiano dos fazeres escolares (CERTEAU, 1994), os docentes e os/as alunos/as são sujeitos históricos importantes na elaboração de uma nova forma de pensar e de representar a cultura afro-brasileira no contexto da educação, em particular no ensino da História, torna-se necessária a verificação, através da História Oral e da Análise de Conteúdos (FREITAS, 2006; FRANCO, 2007), de como, através do livro didático, os indivíduos observam a aplicabilidade da Lei 10.639/2003, bem como de que forma eles se relacionam e se identificam com a cultura e história afro-brasileira. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Cultura Afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Negro | pt_BR |
dc.title | Nos territórios da história, identidades e representações tecidas sobre negros/as na escola: redes de saberes a partir da Lei 10.639/2003 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Thiago Silveira de Melo.pdf | Thiago Silveira de Melo | 1.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.