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dc.contributor.authorMelo, Thiago Silveira de-
dc.date.accessioned2013-11-04T18:37:04Z-
dc.date.available2013-11-04T18:37:04Z-
dc.date.issued2013-11-04-
dc.identifier.otherCDD 371.32-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2179-
dc.descriptionMelo, T. S. de. Nos territórios da história, identidades e representações tecidas sobre negros/as na escola: redes de saberes a partir da Lei 10.639/2003. 2010. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo traçar uma análise da aplicabilidade da Lei 10.639/2003, na Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, através da análise do livro didático de História adotado pelos docentes da mesma. Diante do princípio de que os materiais didáticos são mediadores do processo de aquisição do conhecimento (BITTENCOURT, 2004), torna-se necessária a discussão sobre como o mesmo é responsável pela formação de representações sobre o/a negro/a (CHARTIER, 1990), bem como , de que modo a partir daí a diferença começa a ser vista como um processo de negação do outro, através da afirmação de uma identidade superior (SILVA, 2009). Tendo em vista que no cotidiano dos fazeres escolares (CERTEAU, 1994), os docentes e os/as alunos/as são sujeitos históricos importantes na elaboração de uma nova forma de pensar e de representar a cultura afro-brasileira no contexto da educação, em particular no ensino da História, torna-se necessária a verificação, através da História Oral e da Análise de Conteúdos (FREITAS, 2006; FRANCO, 2007), de como, através do livro didático, os indivíduos observam a aplicabilidade da Lei 10.639/2003, bem como de que forma eles se relacionam e se identificam com a cultura e história afro-brasileira.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectCultura Afro-brasileirapt_BR
dc.subjectNegropt_BR
dc.titleNos territórios da história, identidades e representações tecidas sobre negros/as na escola: redes de saberes a partir da Lei 10.639/2003pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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