Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2181
Título: Um novo ”pai dos pobres”? representações do governo Wilson Braga no jornal Gazeta do Cariri (1982-1985)
Autor(es): Silva, Josenildo Marques da
Palavras-chave: Jornal – Gazeta do Cariri
Política e Governo
Jornalismo - Reportagens
Data do documento: 4-Nov-2013
Resumo: Com as mudanças historiográficas que vieram ocorrendo nas últimas décadas, percebe-se a produção de trabalhos que apresentam novos olhares sobre o estudo da política. Nesse sentido, enquanto grande parte das produções referentes ao século XIX visava exaltar as chamadas figuras políticas, os trabalhos atuais buscam desvendar os diversos fatores que explicam a legitimação política de determinado grupo ou partido. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar as representações políticas do Governo Wilson Braga através do jornal Gazeta do Cariri (1982 - 1985). Do ponto de vista metodológico, foi realizada uma pesquisa em acervos particulares e coleções, hoje presentes em mãos de familiares e amigos do fundador do jornal Gazeta do Cariri, sobre alguns documentos como as nove edições do referido jornal, listas de patrocinadores, diárias, cartas, fotografias, entre outros. Teoricamente, o estudo se fundamenta em autores como Barros (2004), Brun (1999), Chartier (1990) e Cittadino (1999), que oferecem contribuições significativas na realização de trabalhos dessa natureza. Como resultado verificou-se as formas de representações do Governo Wilson ao longo de diversas reportagens, bem como os motivos que influenciaram o jornal na construção de uma visão positiva desse governo.
Descrição: Silva, J. M. da. Um novo "pai dos pobres"? representações do governo Wilson Braga no jornal Gazeta do Cariri (1982-1985). 2011. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2181
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josenildo Marques da Silva.pdfJosenildo Marques da Silva2.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.