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dc.contributor.authorMacena, Josinaldo Dias-
dc.date.accessioned2020-04-28T17:45:13Z-
dc.date.available2020-04-28T17:45:13Z-
dc.date.issued2019-11-25-
dc.identifier.other21. ed. CDD 004-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21844-
dc.descriptionMACENA, J. D. Avaliação do uso de leaderboards em uma plataforma gamificada para o aprendizado acadêmico. 2019. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019.pt_BR
dc.description.abstractOs estudantes universitários enfrentam dificuldades no aprendizado, muitas vezes decorrente da falta de estímulos e interação do aluno em sala de aula. Portanto tentar entender e criar mecanismos de incentivo e participação em sala de aula tornam-se fator primordial para melhorar o desempenho e as habilidades dos acadêmicos. Esta pesquisa busca através da gamificação utilizando o componente leaderboard, a criação de uma aplicação denominada Camaleão contendo este componente, para buscar o incentivo dos alunos a participarem das atividades propostas pelo professor em sala de aula. A aplicação auxilia estudantes na resolução de perguntas dando feedback automático dos erros e acertos nos exercícios aplicados pelo professor. Para verificar se os leaderboards influenciaram diretamente na quantidade de acertos dos estudantes, um experimento foi aplicado no laboratório do Campus VII da UEPB na turma de contabilidade de custos do curso de Administração, sendo a mesma separada em dois grupos denominados grupo de controle onde não sofreria interferência dos leaderboards e o grupo experimental que sofreria interferência dos leaderboards, e avaliado se houve diferença significativa na quantidade de acertos. Como também foi aplicado um survey para avaliar a usabilidade da ferramenta, com quatro critérios: Utilidade, Facilidade de usar, Facilidade de aprender e Satisfação. Após aplicado o experimento e o survey avaliativo, os resultados foram analisados e foi constatado que não houve diferença significativa na quantidade de acertos entre os grupos no experimento, portanto os leaderboards não influenciaram diretamente na quantidade de acertos. Em relação a usabilidade, os estudantes avaliaram e reconheceram em todos os aspectos analisados que a ferramenta possui clara utilidade, é fácil de usar, é fácil de aprender e que satisfaz os usuários com uma interface que facilita seu manuseio e utilização. Como conclusão tem-se a importância de avaliar a usabilidade da aplicação e valida-la como um todo, e de utilizar ferramentais que auxiliem os professores em sala de aula, apesar dos leaderboards não influenciar na quantidade de acertos, cabe sempre buscar aprimorar a aplicação melhorando cada vez mais seus aspectos engajadores para que os alunos venham a se sentir motivados e atuantes dentro de sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Ma. Aislânia Alves de Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectLeaderboardspt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.titleAvaliação do uso de leaderboards em uma plataforma gamificada para o aprendizado acadêmicopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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