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dc.contributor.authorGomes, Marcelo Sousa-
dc.date.accessioned2020-04-28T18:26:02Z-
dc.date.available2020-04-28T18:26:02Z-
dc.date.issued2019-11-25-
dc.identifier.other21. ed. CDD 004-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21849-
dc.descriptionGOMES, M. S. Brincar de aprender no espaço: software educacional de exercitação e prática para auxiliar no desenvolvimento cognitivo de alunos com necessidades educativas. 2019. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visou compreender como as novas tecnologias digitais podem contribuir para o desenvolvimento educacional de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), destacando o uso dos jogos educativos no processo de ensino-aprendizagem. Apresenta-se nesta pesquisa a proposta de um software educacional denominado de „Brincar de Aprender no Espaço‟, com o objetivo de oferecer um ambiente de aprendizagem lúdico, composto de objetos de aprendizagem de exercício e prática, com o propósito de auxiliar no desenvolvimento educativo de alunos com NEE. A metodologia aplicada foi a Pesquisa-ação, na qual o pesquisador atuou diretamente com um grupo de alunos com NEE. Na oportunidade foram trabalhados jogos educativos com esse grupo de alunos a fim de selecionar aqueles que participariam do desenvolvimento do software, além de coletar informações com as pedagogas da instituição que atendia esses alunos. Como resultado observou-se que a aplicação de jogos educativos de computador auxilia no desenvolvimento cognitivo dos alunos com NEE e selecionouse aqueles que melhor atenderam os requisitos apresentados pelas pedagogas. Desta forma o software educativo de exercício e prática pode ser desenvolvido, tendo sido avaliado por meio de um questionário aplicado com a equipe pedagógica. Concluiu-se que a utilização de jogos por alunos com NEE contribui significativamente para a aprendizagem dos mesmos. O software desenvolvido „Brincar de Aprender no Espaço‟ foi bem avaliado pela equipe pedagógica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Pablo Roberto Fernandes de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleBrincar de aprender no espaço: software educacional de exercitação e prática para auxiliar no desenvolvimento cognitivo de alunos com necessidades educativaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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