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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21849
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Gomes, Marcelo Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-28T18:26:02Z | - |
dc.date.available | 2020-04-28T18:26:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-25 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 004 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21849 | - |
dc.description | GOMES, M. S. Brincar de aprender no espaço: software educacional de exercitação e prática para auxiliar no desenvolvimento cognitivo de alunos com necessidades educativas. 2019. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho visou compreender como as novas tecnologias digitais podem contribuir para o desenvolvimento educacional de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), destacando o uso dos jogos educativos no processo de ensino-aprendizagem. Apresenta-se nesta pesquisa a proposta de um software educacional denominado de „Brincar de Aprender no Espaço‟, com o objetivo de oferecer um ambiente de aprendizagem lúdico, composto de objetos de aprendizagem de exercício e prática, com o propósito de auxiliar no desenvolvimento educativo de alunos com NEE. A metodologia aplicada foi a Pesquisa-ação, na qual o pesquisador atuou diretamente com um grupo de alunos com NEE. Na oportunidade foram trabalhados jogos educativos com esse grupo de alunos a fim de selecionar aqueles que participariam do desenvolvimento do software, além de coletar informações com as pedagogas da instituição que atendia esses alunos. Como resultado observou-se que a aplicação de jogos educativos de computador auxilia no desenvolvimento cognitivo dos alunos com NEE e selecionouse aqueles que melhor atenderam os requisitos apresentados pelas pedagogas. Desta forma o software educativo de exercício e prática pode ser desenvolvido, tendo sido avaliado por meio de um questionário aplicado com a equipe pedagógica. Concluiu-se que a utilização de jogos por alunos com NEE contribui significativamente para a aprendizagem dos mesmos. O software desenvolvido „Brincar de Aprender no Espaço‟ foi bem avaliado pela equipe pedagógica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Pablo Roberto Fernandes de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Software educacional | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.title | Brincar de aprender no espaço: software educacional de exercitação e prática para auxiliar no desenvolvimento cognitivo de alunos com necessidades educativas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
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