Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21853
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMedeiros, Sulyn Correia de-
dc.date.accessioned2020-04-28T18:32:07Z-
dc.date.available2020-04-28T18:32:07Z-
dc.date.issued2019-11-25-
dc.identifier.other21. ed. CDD 005.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21853-
dc.descriptionMEDEIROS, S. C. Multidisciplinaridade e habilidades do pensamento computacional utilizando a robótica educativa. 2019. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019.pt_BR
dc.description.abstractMensurar o Pensamento Computacional (PC) é uma questão de pesquisa relevante, especialmente pela complexidade existente na avaliação de habilidades cognitivas. Entre várias possibilidades, o Bebras é uma proposta criada com o intuito de estimular o PC, porém o mesmo foi utilizado a fim de comparar o desempenho antes e depois de oficinas de Robótica Educacional (RE), que visavam desenvolver e estimular o PC dos alunos de duas escolas diferentes, envolvidos na pesquisa. Neste contexto, esta pesquisa visa investigar de que forma competências requeridas dos aprendizes na atualidade podem ser exploradas no ensino médio no processo de desenvolvimento do pensamento computacional através da resolução e avaliação de problemas de programação utilizando a RE. Os resultados obtidos com o estudo evidenciam a importância de novas estratégias para o ensino de PC, bem como, a demonstração da diferença de resultados em espaços que possuem práticas perenes no ensino de PC e outras que se utilizam de tal prática esporadicamente. Vale ressaltar também, que após as oficinas (que utilizaram além da robótica, metodologias ativas de ensino) foi possível identificar maior facilidade destes quando necessária a utilização de linguagem de programação em sala de aula (Python), bem como em áreas distintas do conhecimento, comprovando os benefícios do estímulo do PC, não apenas para os que desejam enveredar na área da computação, mas para outras tantas diversas áreas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Jefferson Felipe Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectRobótica educativapt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectBebraspt_BR
dc.titleMultidisciplinaridade e habilidades do pensamento computacional utilizando a robótica educativapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sulyn Correia de Medeiros.pdfPDF - Sulyn Correia de Medeiros2.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.