Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21855
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Fernanda Caroline Tavares de-
dc.date.accessioned2020-05-05T15:30:37Z-
dc.date.available2020-05-05T15:30:37Z-
dc.date.issued2018-11-12-
dc.identifier.otherCDD 613.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21855-
dc.descriptionMELO, F. C. T. de. Impacto do uso do Exergame sobre o risco cardiovascular avaliado pela PCR ultrassenssível: Um estudo com adolescentes com excesso de peso. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: os índices de obesidade e sobrepeso se fazem cada vez mais alarmantes, inclusive em crianças e adolescentes. Práticas sedentárias associadas ao uso de tecnologias remetem à necessidade de novas abordagens que estimulem o exercício, como o uso de videogames ativos (exergames). Objetivo: avaliar o impacto do exergame no risco cardiovascular avaliado pela Proteína C-Reativa ultrassensível (PCR- u) em adolescentes com sobrepeso ou obesidade de Campina Grande/PB. Metodologia: estudo de intervenção quase experimental realizado com 48 adolescentes (15 a 19 anos) com sobrepeso ou obesidade matriculados em escolas públicas de ensino médio. Para a intervenção foi utilizada a plataforma XBOX 360, com acessório Kinect (Microsoft®) ) e o Just Dance foi o jogo selecionado. Os dados foram analisados através do SPSS 22.0 e para todas as análises foi adotado um nível de significância de 5%. Resultados: a amostra foi composta majoritariamente pelo sexo feminino (60,4%), de classes econômicas C, D e E (56,3%), autorreferida de cor não branca (79,2%) e com sobrepeso (70,8%). No início do estudo, 24,1% dos adolescentes foram classificados como muito ativos, 38,9% como ativos, e 22,2% como insuficientemente ativos. Embora significativo o aumento no nível de atividade física proporcionado pela intervenção, não foi registrada alteração estatisticamente significante nos níveis de PCR-u. Conclusão: o exergame foi capaz de produzir melhoria no nível de atividade física, mas não na PCR- u. Sugere-se que estudos com períodos de intervenção mais longos possam ser realizados para melhor avaliação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Danielle Franklin de Carvalhopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectExergamept_BR
dc.subjectVideogamept_BR
dc.subjectObesidadept_BR
dc.titleImpacto do uso do Exergame sobre o risco cardiovascular avaliado pela PCR ultrassenssível: Um estudo com adolescentes com excesso de pesopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Caroline Tavares de Melo.pdfPDF - Fernanda Caroline Tavares de Melo12.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.