Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21862
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Hermeson Robson Soares da | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-05T15:34:09Z | - |
dc.date.available | 2020-05-05T15:34:09Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21862 | - |
dc.description | SILVA, H. R. S. da. A Matemática e a sua inclusão no ensino para pessoas com deficiência visual: Situações vivenciadas no Instituto dos Cegos de Campina Grande – PB. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, como proposta de artigo, é fruto de observação e vivência de aulas de matemática no Instituto dos Cegos do Nordeste em Campina Grande – PB. Metodologicamente, observamos a metodologia do ensino de matemática ministrada aos alunos portadores de deficiência visual da instituição, para tanto, contamos com o apoio dos professores da própria instituição para o aprendizado de práticas pedagógicas e de utilização dos materiais concretos disponíveis no Instituto. Utilizamos, ainda, leitura de textos sobre a história da matemática, geometria, e também textos que apontam para uma retomada do ensino de geometria. Para os procedimentos práticos a serem trabalhados com os alunos da instituição, neste TCC, nos ancoramos na tese de doutorado Matemática e Deficiência visual, do autor Jorge Carvalho Brandão (2010). Tese, esta, que trata do uso de conceitos de técnicas de orientação e mobilidade no ensino de geometria, voltado para o aluno portador de deficiência visual. Os resultados que observamos é que desta união entre matemática e as técnicas de orientação e mobilidade, encontramos um vasto campo de possibilidades para que professores e alunos possam se desenvolver. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José Lamartine da Costa Barbosa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geometria | pt_BR |
dc.subject | Materiais concretos | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.title | A Matemática e a sua inclusão no ensino para pessoas com deficiência visual: Situações vivenciadas no Instituto dos Cegos de Campina Grande – PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Hermeson Bobson Soares da Silva.pdf | PDF - Hermeson Bobson Soares da Silva | 10.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.