Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21862
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Hermeson Robson Soares da-
dc.date.accessioned2020-05-05T15:34:09Z-
dc.date.available2020-05-05T15:34:09Z-
dc.date.issued2019-11-06-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21862-
dc.descriptionSILVA, H. R. S. da. A Matemática e a sua inclusão no ensino para pessoas com deficiência visual: Situações vivenciadas no Instituto dos Cegos de Campina Grande – PB. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractNeste Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, como proposta de artigo, é fruto de observação e vivência de aulas de matemática no Instituto dos Cegos do Nordeste em Campina Grande – PB. Metodologicamente, observamos a metodologia do ensino de matemática ministrada aos alunos portadores de deficiência visual da instituição, para tanto, contamos com o apoio dos professores da própria instituição para o aprendizado de práticas pedagógicas e de utilização dos materiais concretos disponíveis no Instituto. Utilizamos, ainda, leitura de textos sobre a história da matemática, geometria, e também textos que apontam para uma retomada do ensino de geometria. Para os procedimentos práticos a serem trabalhados com os alunos da instituição, neste TCC, nos ancoramos na tese de doutorado Matemática e Deficiência visual, do autor Jorge Carvalho Brandão (2010). Tese, esta, que trata do uso de conceitos de técnicas de orientação e mobilidade no ensino de geometria, voltado para o aluno portador de deficiência visual. Os resultados que observamos é que desta união entre matemática e as técnicas de orientação e mobilidade, encontramos um vasto campo de possibilidades para que professores e alunos possam se desenvolver.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José Lamartine da Costa Barbosapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Geometriapt_BR
dc.subjectMateriais concretospt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.titleA Matemática e a sua inclusão no ensino para pessoas com deficiência visual: Situações vivenciadas no Instituto dos Cegos de Campina Grande – PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hermeson Bobson Soares da Silva.pdfPDF - Hermeson Bobson Soares da Silva10.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.