Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/219
Título: Avaliação do pH endógeno, da titrabilidade ácida e do teor de sólidos solúveis totais (ºBrix) de enxaguatórios bucais
Autor(es): Ramos, Ianny Alves
Palavras-chave: Colutório
Enxaguatório bucal
Erosão dentária
Data do documento: 19-Set-2012
Resumo: Avaliar in vitro o pH endógeno, a acidez titulável e teor de sólidos solúveis totais (TSSC) de antissépticos bucais disponíveis no mercado brasileiro. A amostra foi composta por 10 marcas comerciais de enxaguatórios bucais com base em diferentes princípios ativos: Cepacol®, Clinerize®, Equate®, Listerine Cool Citrus®, Oral-B®, Periogard®, peroxyl®, Plax Overnight®, Prevident 220® e Sanifill®. Os experimentos foram realizados em triplicata. O pH endógeno foi avaliado por potenciometria, a acidez titulável foi avaliada através da adição de incrementos de KOH 0,1 N, e leituras TSSC foram realizadas por refratometria Brix usando o refratômetro de Abbé. O banco de dados foi elaborado utilizando o software SPSS e os dados apresentados por meio da estatística descritiva (média e desvio padrão). Os valores de pH variaram de 3,56 (Peroxyl®) a 7,43 (Cepacol®) e três colutórios apresentaram pHs abaixo de 5,5. Os valores de acidez variaram de 0,007 (Periograd®) a 0,530 (Prevident®). Oral B® e Clinerize® apresentaram o menor (4,7%) e o maior valor (23,70%) de TSSC, respectivamente. Alguns dos colutórios avaliados neste estudo apresentaram baixo pH endógeno, inferior ao valor crítico para a dissolução do esmalte (pH <5,5), a acidez titulável elevada e TSSC elevada, e podem ser potencialmente erosivos aos tecidos dentários se não forem adequadamente utilizados.
Descrição: RAMOS, I. A. Avaliação do pH endógeno, da titrabilidade ácida e do teor de sólidos solúveis totais (ºBrix) de enxaguatórios bucais. 2012. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/219
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ianny Alves Ramos.pdfIanny Alves Ramos474.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.