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dc.contributor.authorFreitas, Camila Nunes de-
dc.date.accessioned2020-05-05T17:49:05Z-
dc.date.available2020-05-05T17:49:05Z-
dc.date.issued2018-12-03-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21947-
dc.descriptionFREITAS, C. N. de. Ensino de relações químicas na modalidade EJA a partir do só de experimentos demonstrativo-investigativos. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA literatura científica reporta que as atividades experimentais estão sendo inseridos como proposta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem dos conceitos científicos ensinados, buscando tornar as aulas de química mais atrativa e dinâmicas. Pesquisadores defendem que essa abordagem seja trabalhada na modalidade de ensino de Jovens e Adultos (EJA), estes defendem que à isenção dessas pessoas que está a algum tempo afastada da sala de aula, necessita de um acompanhamento diferenciado no processo de ensino, este tratamento tem o intuito de proporcionar a conclusão do ensino médio dos sujeitos inseridos na EJA. A literatura científica aponta que uma das possíveis soluções é a utilização de recursos didáticos que auxiliem na compreensão dos conceitos científicos ensinados, dentre eles, é destacado a experimentação como uma ferramenta didática que ajuda a minimizar as dificuldades de aprendizagem e facilitar na assimilação dos conteúdos. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo contextualizar os conteúdos de reações químicas na educação de jovens e adultos, usando a experimentação alternativa como uma estratégia de ensino no processo de consolidação da aprendizagem dos conceitos científicos de reações químicas. A Metodologia utilizada na construção deste trabalho de pesquisa é de natureza qualitativa. Os sujeitos da pesquisados forma 17 alunos matriculados no ciclo V da modalidade de ensino EJA de uma escola pública do município de Matinhas- PB. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários, o primeiro teve o objetivo de avaliar intervenção didática, bem como os recursos pedagógicos adotados pela pesquisadora e o segundo foi de verificar se houve aprendizagem significativa dos sujeitos participantes da pesquisa frente aos conceitos científicos trabalhado durante a execução da intervenção didática. Os resultados mostrados nas Tabelas e Figuras deste trabalho apontam que a proposta de intervenção didática obteve boa aceitação e a inserção da experimentação alternativa contribuiu de forma significativa com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da EJA, na escola que a pesquisa foi realizada.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Gilberlândio Nunes da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.titleEnsino de relações químicas na modalidade EJA a partir do uso de experimentos demonstrativo-investigativospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

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