Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21973
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Patrícia dos Santos Figueiredo | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-05T18:20:29Z | - |
dc.date.available | 2020-05-05T18:20:29Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.86 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21973 | - |
dc.description | NASCIMENTO, P. dos S. F. A avaliação do ensino-aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental I: Uma revisão de literatura. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo realizar uma revisão acerca da avaliação do ensino- aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental I. Trata-se de uma revisão de literatura de abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa foi realizada buscando por artigos publicados no período de 2013 a 2018 na plataforma de busca do Google Acadêmico, bem como nas plataformas das Revistas: Movimento, Pensar a Prática – Revista UFG, e Revista Digital – Efdeportes. Utilizando-se as seguintes palavras-chave: Avaliação, Educação Física, e Ensino- Aprendizagem. Constatou-se um aumento significativo nos estudos que tratam a temática, e uma carência em estudos direcionados para o ensino Infantil e Fundamental I. Encontramos 30 artigos e selecionamos 5 para análise, por tratarem da temática no contexto do ensino Fundamental I. Diante da análise identificamos que a avaliação é pautada na pedagogia tradicional, atendendo a exigências burocráticas e legislações vigentes. Prevalecem como métodos para coleta de dados: a observação assistemática e critérios de participação e frequência. Evidenciamos que a falta de entendimento dos professores acerca do conceito e função da avaliação é um dos fatores que limitam sua realização na perspectiva de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, e que muitos destes professores conhecem as tendências críticas da Educação Física. Porém ainda não compreendem como e porque efetiva-las na sua prática pedagógica, sinalizando a necessidade de desenvolver mais estudos afim de esclarecer reais possibilidades para a avaliação no contexto da Educação Física escolar, especialmente voltados para o ensino fundamental I e Infantil, bem como a necessidade de investimentos em formação continuada de Professores de Educação Física. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Jozilma de Medeiros Gonzaga | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação Física escolar | pt_BR |
dc.title | A avaliação do ensino-aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental I: Uma revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Patrícia dos Santos Figueiredo Nascimento.pdf | PDF - Patrícia dos Santos Figueiredo Nascimento | 15.5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.