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dc.contributor.authorSilva, Rosy de Fátima Alves-
dc.date.accessioned2020-05-05T18:39:43Z-
dc.date.available2020-05-05T18:39:43Z-
dc.date.issued2019-12-04-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21983-
dc.descriptionSILVA, R. de F. A. Formação inicial para o ensino experimental de Ciências e Biologia: Memória estudantil e contribuição acadêmica. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa tratou de investigar a partir da memória estudantil dos licenciandos em biologia como a experimentação foi trabalhada no ensino básico, e quais as contribuições das aulas experimentais para formação dos novos docentes na respectiva área. A metodologia envolveu a elaboração e aplicação de um questionário composto de 04(quatro) perguntas objetivas no componente curricular laboratório de ensino de ciências biológicas II. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de três pontos principais. 1: A importância de aprender ciências no ensino fundamental; 2: Contexto do ensino experimental no ensino fundamental; 3: Formação inicial e a preparação para o ensino experimental de ciências e biologia. Os resultados indicam que a frequência de aulas experimentais no ensino básico ainda é muito baixa. Os estudantes apontam como principal dificuldade a falta de laboratórios, equipamentos e/ou materiais; dificuldades impostas tanto por parte da coordenação das escolas, e a preparação deficiente dos professorares durante a formação inicial. Este estudo quantitativo - descritivo reitera o papel importante da experimentação no ensino básico, e na formação inicial. Uma boa formação docente é capaz de promover mudanças significativas tanto para o ensino de ciências quanto para a própria sociedade que tem na educação uma ferramenta de transformação. Desta forma, novas direções e estratégias devem ser repensadas a fim de promover contribuições para melhoria da qualidade do ensino; como por exemplo investir na formação continuada de professores e desenvolvimento de aulas experimentais que não necessitem exclusivamente de laboratórios.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Osmundo Rocha Claudinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.titleFormação inicial para o ensino experimental de Ciências e Biologia: Memória estudantil e contribuição acadêmicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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