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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21983
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Rosy de Fátima Alves | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-05T18:39:43Z | - |
dc.date.available | 2020-05-05T18:39:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21983 | - |
dc.description | SILVA, R. de F. A. Formação inicial para o ensino experimental de Ciências e Biologia: Memória estudantil e contribuição acadêmica. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa tratou de investigar a partir da memória estudantil dos licenciandos em biologia como a experimentação foi trabalhada no ensino básico, e quais as contribuições das aulas experimentais para formação dos novos docentes na respectiva área. A metodologia envolveu a elaboração e aplicação de um questionário composto de 04(quatro) perguntas objetivas no componente curricular laboratório de ensino de ciências biológicas II. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de três pontos principais. 1: A importância de aprender ciências no ensino fundamental; 2: Contexto do ensino experimental no ensino fundamental; 3: Formação inicial e a preparação para o ensino experimental de ciências e biologia. Os resultados indicam que a frequência de aulas experimentais no ensino básico ainda é muito baixa. Os estudantes apontam como principal dificuldade a falta de laboratórios, equipamentos e/ou materiais; dificuldades impostas tanto por parte da coordenação das escolas, e a preparação deficiente dos professorares durante a formação inicial. Este estudo quantitativo - descritivo reitera o papel importante da experimentação no ensino básico, e na formação inicial. Uma boa formação docente é capaz de promover mudanças significativas tanto para o ensino de ciências quanto para a própria sociedade que tem na educação uma ferramenta de transformação. Desta forma, novas direções e estratégias devem ser repensadas a fim de promover contribuições para melhoria da qualidade do ensino; como por exemplo investir na formação continuada de professores e desenvolvimento de aulas experimentais que não necessitem exclusivamente de laboratórios. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Osmundo Rocha Claudino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino básico | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.title | Formação inicial para o ensino experimental de Ciências e Biologia: Memória estudantil e contribuição acadêmica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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