Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2201
Título: AIDS na terceira idade
Autor(es): Lemos, Afiz Davi
Palavras-chave: AIDS
Infecção pelo HIV
Manifestações bucais
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: O crescente número de casos de HIV/AIDS entre idosos tem causado espanto em diversas áreas da saúde, pois, segundo o Ministério da Saúde (2005), 67% dessa faixa etária apresentam-se sexualmente ativos e com grande maioria desconhecendo as formas de contágio e prevenção. O objetivo desse estudo foi mostrar a ocorrência de casos de HIV/AIDS em idosos, assim como citar as principais infecções oportunistas que ocorrem com a infecção, o envolvimento dessa faixa etária com a doença mostrando os fatores relacionados com a sexualidade do idoso como também os principais meios de transmissão, associados à prevenção e implicações que acometem os idosos e também a importância da odontologia no diagnóstico da infecção ou doença por meio de manifestações na cavidade bucal. Como resultado, o estudo mostra que apesar do conhecimento a cerca da doença em relação aos idosos, as políticas de saúde são ineficazes, assim como os profissionais negligenciam a possibilidade e a existência da contaminação do HIV em idosos. Portanto, pode-se concluir que os idosos veem sendo negligenciados em relação a seus potencias ocasionados pelos avanços científicos e tecnológicos na área de saúde. Antigamente tinha-se uma ideia que de com a idade as limitações causariam muitos obstáculos na vida, porém vemos hoje que tudo isso já foi superado. As limitações estão demorando mais a chegar e os idosos então vivenciando os prazeres da vida por mais tempo, principalmente os voltados para a sexualidade. As manifestações bucais relacionadas com a AIDS podem ser detectadas precocemente pelo cirurgião-dentista melhorando a qualidade de vida do idoso com relação a sua saúde bucal e sistêmica.
Descrição: LEMOS, A. D. AIDS na terceira idade. 2012. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2201
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Afiz Davi Lemos.pdfAfiz Davi Lemos353.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.