Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22026
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Marcilanne Flausino da | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-05T19:08:07Z | - |
dc.date.available | 2020-05-05T19:08:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22026 | - |
dc.description | SILVA, M. F. da. Cosméticos da beleza: Avaliação de uma proposta didática para o ensino de funções orgânicas em uma perspectiva CTSA. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem cunho de caráter exploratório com abordagem qualitativa sobre a contextualização do tema gerador Cosméticos da Beleza com enfoque no movimento Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente nas aulas de Química do conteúdo de funções orgânicas nitrogenadas. A mesma buscou verificar a eficácia de uma metodologia para auxiliar no processo de do ensino aprendizado em química. A pesquisa foi realizada em uma turma formada por 35 alunos do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental Major Jose Barbosa, na cidade de Aroeiras – PB. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados dois questionários, um com o objetivo de diagnosticar os conhecimentos prévios dos estudantes e o segundo com o intuito de avaliar a proposta de ensino pelos alunos. Como instrumento para verificação da aprendizagem dos estudantes foi utilizado como recurso a construção de mapas conceituais. Os dados coletados foram representados em gráficos, categorizados em tabelas e discutidos à luz do referencial teórico. Os resultados foram positivos observando-se avanços no processo de ensino e aprendizagem, pois, 77,14% dos estudantes obtiveram acertos no questionário de verificação da aprendizagem, configurando assim que a proposta didática se mostrou eficiente e motivadora para o ensino aprendizagem dos alunos envolvidos na pesquisa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Elidiana Onofre Costa Lira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Funções nitrogenadas | pt_BR |
dc.subject | Temas geradores | pt_BR |
dc.subject | Mapas conceituais | pt_BR |
dc.title | Cosméticos da beleza: Avaliação de uma proposta didática para o ensino de funções orgânicas em uma perspectiva CTSA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Marcilanne Fausino da Silva.pdf | PDF - Marcilanne Fausino da Silva | 1.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.