Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22034
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pequeno, Ilma Cândida | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-05T19:10:18Z | - |
dc.date.available | 2020-05-05T19:10:18Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22034 | - |
dc.description | PEQUENO, I. C. Desafios de professores de Química quanto a inclusão de alunos. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como tema os desafios de professores de Química quanto a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. A maioria dos Cursos de Licenciatura em Química nas Universidades no Brasil não está formando professores qualificados para atuar no processo da Educação Inclusiva. Para que possamos mudar essa situação devemos investigar e discutir sobre a formação inicial e continuada dos professores. Com isso os objetivos desta pesquisa foram investigar, compreender, refletir, e identificar as dificuldades enfrentadas por professores de Química quanto a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular da Cidade de Queimadas-PB. A pesquisa se constitui em um estudo de caso, o instrumento para coleta de dados foi um questionário semiestruturado e analisado qualitativamente. Os participantes foram sete professores de Química de escolas públicas das redes estadual e municipal de ensino da Cidade de Queimadas. As respostas dos professores participantes foram analisadas a partir de referenciais teóricos escolhidos como Mantoan (2006), Diniz (2007), Lima (2006) e outros, buscando fazer um paralelo entre as suas ideias com a realidade dos participantes da pesquisa. Os professores de Química não tiveram uma formação inicial suficiente para que pudessem lidar com as diferenças em sala de aula, portanto esta pesquisa teve a intenção de mostrar aos professores oportunidades para refletirem sobre a educação inclusiva e de como superar esses desafios. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Francisco Ferreira Dantas Filho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino público | pt_BR |
dc.subject | Professor de Química | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.title | Desafios de professores de Química quanto a inclusão de alunos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ilma Cândido Pequeno.pdf | PDF - Ilma Cândido Pequeno | 858.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.