Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22035
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cunha, Jaqueline Mendes da | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-05T19:10:28Z | - |
dc.date.available | 2020-05-05T19:10:28Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22035 | - |
dc.description | CUNHA, J. M. da. Saberes populares e educação científica: Uma intervenção didática para ensinar Química no Ensino Médio com a temática chá. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos processos educativos os recursos pedagógicos tem um papel importante na efetivação do trabalho escolar e no ensino de química a experimentação vem se destacando como uma ferramenta valiosa no processo de construção do conhecimento. Nesse sentido, o presente trabalho teve como principal objetivo aplicar uma intervenção didática com o auxilio das atividades experimentais no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de reações químicas, bem como, tema gerador “impactos ambientais” e dispondo como utensílio a perspectiva ciência-tecnologia-sociedade- ambiente (CTSA). O público alvo da pesquisa foi uma turma do 1º ano, na qual continha 36 estudantes. A pesquisa foi realizada durante o mês de setembro de 2018, em uma escola pública de rede estadual de ensino pertencente ao município de Soledade-PB. O instrumento de coleta de dados foram dois questionários. Os resultados apresentados mostraram que os participantes da pesquisa aprovaram a intervenção didática e que houve aprendizagem significativa para os conceitos científicos ensinados. É possível considerar que no processo de construção do conhecimento o papel do planejamento é relevante para alcançar o êxito no trabalho escolar, bem como no aprendizado dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Francisco Ferreira Dantas Filho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Abordagem CTSA | pt_BR |
dc.subject | Experimentação alternativa | pt_BR |
dc.title | Saberes populares e educação científica: Uma intervenção didática para ensinar Química no Ensino Médio com a temática chá | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jacqueline Pereira Lopes.pdf | PDF - Jacqueline Pereira Lopes | 610.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.