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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22067
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pereira, Jozelma Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-18T20:51:12Z | - |
dc.date.available | 2020-05-18T20:51:12Z | - |
dc.date.issued | 2019-01-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 006.32 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22067 | - |
dc.description | PEREIRA, Jozelma Oliveira. Formação continuada para a docência interativa: inteligência artificial e relações de ensino e aprendizagem na cibercultura. 2019. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais na Educação) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho reforça a importância de teorias que apresentam as tecnologias como meios de complemento de aquisição do conhecimento, pois, sozinhas, as tecnologias não alcançam a primazia e o rigor que é dado para o discente. Em todas as etapas de ensino, é primordial a presença do professor ou tutor, uma presença que auxilie e norteie o conhecimento. Criados no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), os objetos educacionais formam estratégias que reforçam o ensino presencial, o que não dispensa a presença do professor, pois esse é omediador do conhecimento, que utiliza ferramentas da cultura digital para suas práticas educativas. A memória de dados presente no virtual, sendo acessível pelas ligações hipertextuais, links e hiperlinks, permitem uma ampla abordagem do conhecimento, possibilitando conexões cada vezmais abrangentes e aliadas ao ensino em plataformas virtuais. Na primeira parte do trabalho, relacionamos a importância das ferramentas da Inteligência Artificial (IA), para uma maior interatividade no ensino. Na segunda parte, destacamos a presença dos AVAs como mais um reforço para a aprendizagem construtivista e da importância do professor-tutor no processo de transmissão do conhecimento presente na inteligência coletiva e na cibercultura. Também destacamos os problemas da avaliação e da didática, já que temos uma nova re-modelagem da sala de aula e um ensino mais híbrido e que exige maior participação. Na terceira parte, destacamos os conceitos de interação e de interatividade no contexto da mediação do ensino e como ocorre na aprendizagem colaborativa, onde o discente participa e o professor é sempre o mediador do processo de aquisição do conhecimento. Na quarta e última parte, destacamos o conceito de aprendizagem conectivista, pois, esse tipo de aprendizagem destaca toda essa interacionalidade e colaboração por meio dos objetos educacionais, também salientamos a presença do computador como uma ferramenta importante nesse processo, uma vez que a aprendizagem conectivista acrescenta um novo olhar sobre a aquisição do conhecimento por meio de ferramentas tecnológicas que reforçam a importância da aprendizagem colaborativa e de um ensino mais interativo. Além do conectivismo, também desenvolvemos nosso trabalho sob a luz das teorias sócio-interacionista e educação na cibercultura. Também destacamos a leitura de autores sobre conhecimento de máquinas, estudos sobre a mente e linguagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Wellington Candeia de Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem colaborativa | pt_BR |
dc.subject | Docência interativa | pt_BR |
dc.title | Formação continuada para a docência interativa: inteligência artificial e relações de ensino e aprendizagem na cibercultura | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAD - ETDE - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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