Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2207
Título: O ensino de modelagem matemática no curso de Licenciatura em Matemática da UEPB
Autor(es): Carvalho, Érick Macêdo
Palavras-chave: Modelagem matemática
Prática docente
Ensino da matemática
Projeto pedagógico
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: Esta monografia de especialização teve como objetivo analisar se o curso de Licenciatura em Matemática da UEPB propicia conhecimentos para os alunos desenvolverem habilidades para inserir atividades com Modelagem Matemática na prática docente. A pesquisa se enquadra numa abordagem qualitativa e contou com uma análise do projeto pedagógico do curso, a aplicação de um questionário e a realização de uma entrevista com alunos formandos do semestre 2012.1. Para o levantamento e análise das atividades de Modelagem presentes no curso foram utilizadas as categorias de ações de vivência da Modelagem e as ações didáticopedagógicas de Modelagem propostas por Silva (2006). Neste trabalho foi possível perceber que as disciplinas do currículo proposto que abordam a Modelagem Matemática não efetivam tais conhecimentos na prática, levando os alunos observados a não desenvolverem conhecimentos básicos sobre o seu uso em sala de aula, o que reduziu a utilização da Modelagem a uma das etapas (a resolução de problemas) realizada de forma tradicional.
Descrição: CARVALHO, É. M. O Ensino de Modelagem Matemática no curso de Licenciatura em Matemática da UEPB. 2013. 54f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2207
Aparece nas coleções:I - EMPEM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Érick Macêdo Carvalho.pdfÉrick Macêdo Carvalho610.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.