Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22071
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Rosana Márcia da | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-18T20:52:07Z | - |
dc.date.available | 2020-05-18T20:52:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22071 | - |
dc.description | SILVA, Rosana Márcia da. Práticas pedagógicas com software educativo: História de superação na APAE de Campina Grande-PB. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais na Educação) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE no período de agosto a dezembro de 2018. Os objetivos da nossa pesquisa foram analisar os projetos pedagógicos e também os tipos de softwares educativos utilizadas no processo de desenvolvimento das potencialidades dos discentes do local, a fim de tornar o ensino especial prático, interativo e didático.Adotamos a pesquisa de cunho qualitativo e exploratória realizando uma entrevista cujo corpus contou com a participação da coordenação pedagógica, do corpo docente e de alguns discentes da instituição. Buscamos apoio teórico nos estudos de Carvalho (2004),Castro e Pimentel (2009),Mills (2003),Oliveira (1993), Vigotski (1997), dentre outros. Através dos dados coletados na pesquisa foi possível constatar que a inclusão tecnológica na APAE, permite cada vez mais, a interação dos alunos, viabilizando o acesso a informação numa tentativa de atender as diferenças individuais, garantindo condições propícias para a construção do conhecimento. A tecnologia consegue tornar as aulas dinâmicas, interativas, diversificadas, além disso, promove diversos benefícios aos estudantes, tais como: fixação do conteúdo, ajuda a aplicar o conhecimento adquirido, contribuindo de forma satisfatória para a melhoria do aprendizado, é muito importante que os alunos com deficiência tenham essa vivência tecnológica, a fim de que ocorra a inserção social e tecnológica destes numa sociedade dita digital e da informação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ligia Pereira dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Softwares educativos | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias educativas | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas com software educativo: História de superação na APAE de Campina Grande-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAD - ETDE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rosana Márcia da Silva.pdf | PDF - Rosana Márcia da Silva | 694.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.