Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22072
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Fabiana Maria dos Santos-
dc.date.accessioned2020-05-18T20:52:23Z-
dc.date.available2020-05-18T20:52:23Z-
dc.date.issued2019-03-12-
dc.identifier.issnCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22072-
dc.descriptionSOUZA, Fabiana Maria dos Santos. O livro didático pode ser aliado no desenvolvimento do letramento digital. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais na Educação) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA era digital chegou, se instalou e de diversas formas influencia o cotidiano das pessoas em sociedade. A escola, neste contexto, se vê diante da problemática de como se adequar a esses tempos para preparar o corpo discente para lidar com esse novo que emerge. Dado o exposto, esse trabalho dirige o olhar para o livro didático, uma vez que este material é o mais acessível, tanto para docentes quanto para discentes, afinal, o Governo Federal, através do Programa Nacional do Livro Didático, distribui, de forma gratuita em todo seu território livros para uso individual de cada estudante. Assim, é importante, inclusive, é dever, que este suporte pedagógico assinale em seu interior meios de promover o letramento digital. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho é analisar como o livro didático pode auxiliar professores e professoras na questão do letramento digital de discentes. Para tanto, serão analisados três livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries) de uma coleção que é utilizada em escolas do Estado do Rio Grande do Norte. Os objetivos específicos buscam verificar se os livros trazem subsídios para o aluno desenvolver o letramento digital, assim como, averiguar se as sugestões constantes na área de auxílio pedagógico da versão do livro do professor têm orientações de como o docente proceder diante da problemática do letramento digital. O percurso teórico está alicerçado no que postulam os documentos oficiais sobre ensino e aprendizagem de língua portuguesa, como também em pesquisas de estudiosos da área de letramento, didática, com ênfase no papel da escola, dos docentes e dos livros didáticos para a construção do conhecimento com auxílio dos meios digitais. Isso permitiu perceber que o livro didático não somente pode, como deve ser auxiliar no processo de letramento digital, com a ressalva de que mesmo com todos os avanços que houve em sua confecção, ele é um suporte e não o único apoio docente em sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Cecília Telma Alves Pontes de Queirozpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.titleO livro didático pode ser aliado no desenvolvimento do letramento digitalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:EAD - ETDE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiana Maria dos Santos Souza.pdfPDF - Fabiana Maria dos Santos Souza1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.