Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22072
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Fabiana Maria dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-18T20:52:23Z | - |
dc.date.available | 2020-05-18T20:52:23Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-12 | - |
dc.identifier.issn | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22072 | - |
dc.description | SOUZA, Fabiana Maria dos Santos. O livro didático pode ser aliado no desenvolvimento do letramento digital. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais na Educação) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A era digital chegou, se instalou e de diversas formas influencia o cotidiano das pessoas em sociedade. A escola, neste contexto, se vê diante da problemática de como se adequar a esses tempos para preparar o corpo discente para lidar com esse novo que emerge. Dado o exposto, esse trabalho dirige o olhar para o livro didático, uma vez que este material é o mais acessível, tanto para docentes quanto para discentes, afinal, o Governo Federal, através do Programa Nacional do Livro Didático, distribui, de forma gratuita em todo seu território livros para uso individual de cada estudante. Assim, é importante, inclusive, é dever, que este suporte pedagógico assinale em seu interior meios de promover o letramento digital. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho é analisar como o livro didático pode auxiliar professores e professoras na questão do letramento digital de discentes. Para tanto, serão analisados três livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries) de uma coleção que é utilizada em escolas do Estado do Rio Grande do Norte. Os objetivos específicos buscam verificar se os livros trazem subsídios para o aluno desenvolver o letramento digital, assim como, averiguar se as sugestões constantes na área de auxílio pedagógico da versão do livro do professor têm orientações de como o docente proceder diante da problemática do letramento digital. O percurso teórico está alicerçado no que postulam os documentos oficiais sobre ensino e aprendizagem de língua portuguesa, como também em pesquisas de estudiosos da área de letramento, didática, com ênfase no papel da escola, dos docentes e dos livros didáticos para a construção do conhecimento com auxílio dos meios digitais. Isso permitiu perceber que o livro didático não somente pode, como deve ser auxiliar no processo de letramento digital, com a ressalva de que mesmo com todos os avanços que houve em sua confecção, ele é um suporte e não o único apoio docente em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Cecília Telma Alves Pontes de Queiroz | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.title | O livro didático pode ser aliado no desenvolvimento do letramento digital | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAD - ETDE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Fabiana Maria dos Santos Souza.pdf | PDF - Fabiana Maria dos Santos Souza | 1.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.