Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2208
Título: Desenvolvimento, caracterização e atividade antifúngica de microemulsões o/a contendo Anfotericina b
Autor(es): Barros, Alana Rafaela Albuquerque
Palavras-chave: Atividade antifúngica
Farmacologia
Microemulsões
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: Microemulsões (ME) são sistemas semelhantes a soluções com um interior formado por gotículas nanométricas estabilizadas por um conjunto de agentes tensoativos. As ME são líquidos termodinamicamente estáveis e excelentes veículos para solubilização e transporte de compostos ativos insolúveis em água e/ou em óleo. Esta propriedade biológica permite o uso de ME como transportadores para diversas moléculas, tais como a anfotericina B (AmB), pela via intravenosa. AmB é um fármaco que apresenta caráter anfifílico, sendo altamente eficaz no tratamento antifúngico, no entanto, apresenta toxicidade importante. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e caracterizar um novo sistema de transporte microemulsionado contendo AmB no seu interior, além de avaliar sua atividade antifúngica. As ME foram formuladas pelo método de sonicação, através do emprego da mistura dos tensoativos Kolliphor® HS 15 e Brij® 52 com o óleo miristato de isopropila. Adicionou-se a AmB diretamente nas amostras, sob agitação magnética, com o emprego de soluções básicas e ácidas para solubilização do fármaco e ajuste do pH final. Todas as ME tiveram pH neutro e condutividade condizente com sistemas óleo em água, além de comportamento isotrópico. As ME apresentaram potencial zeta negativo. O diâmetro médio das gotículas com o fármaco variou de 33 a 132 nm. A análise térmica revelou que a AmB não foi capaz de alterar o comportamento térmico do sistema, possivelmente por estar dispersa na fase interna. A AmB-ME mostrou eficácia antifúngica estatisticamente igual a da formulação de AmB micelar. Consequentemente, a construção do diagrama de fases pseudoternário foi bastante útil para a identificação das regiões de microemulsão, a incorporação da AmB não alterou o sistema e a AmB-ME apresentou atividade antifúngica frente as espécies de Candida utilizadas.
Descrição: BARROS, A. R. A. Desenvolvimento, caracterização e atividade antifúngica de microemulsões o/a contendo Anfotericina b. 2013. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2208
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alana Rafaela Albuquerque Barros.pdfAlana Rafaela Albuquerque Barros1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.