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dc.contributor.authorAlbuquerque, Bruna Priscila da Silva-
dc.date.accessioned2020-05-22T16:55:02Z-
dc.date.available2020-05-22T16:55:02Z-
dc.date.issued2019-12-04-
dc.identifier.otherCDD 362.74-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22080-
dc.descriptionALBUQUERQUE, B. P. da S. A Importância da família no processo de ressocialização de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no CREAS. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa surgiu do interesse da experiência acadêmica do Estágio Obrigatório em Serviço Social realizado no Centro de Referência da Assistência Social (CREAS) na cidade de Campina Grande – PB. A Política Nacional de Assistência Social (PNAS), em particular, o CREAS que atende adolescentes encaminhados pelo Juizado da Vara da Infância e Juventude para execução de Medidas Socioeducativas de Prestação de Serviços à Comunidade e Liberdade Assistida, regulamentadas pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Dessa forma, objetiva-se discutir a importância da família no processo de ressocialização e no cumprimento de medidas socioeducativas dos adolescentes em conflito com a Lei. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de 1990 surge nos termos da Lei nº 8.069, mudando a situação ao qual se tratavam as crianças e os adolescentes no Brasil, destacando os que encontram-se em risco social e os que cometem ato infracional, passando então a responsabilidade das crianças e adolescentes para a família, o Estado e a sociedade. A metodologia utilizada corresponde à revisão de literatura e documental por meio de autores como Mota (2010), Pereira (1999), Sposati (2003), Volpi (2010), Faleiros (1995) e legislações oficiais. A família será a parte integrante na execução de proteção à criança e ao adolescente, não podendo negligencia-los, e o Estado como parte significativa no processo de reinserção social de adolescentes que cometem ato infracional. O estudo contribuiu para a discussão sobre as dificuldades da PNAS em envolver a família nos espaços sócio-ocupacionais, não havendo um reconhecimento da contribuição significativa que a família pode dar ao adolescente que comete ato infracional e cumpre medidas socioeducativas.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíba - UEPBpt_BR
dc.subjectAssistência socialpt_BR
dc.subjectMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subjectRessocialização na famíliapt_BR
dc.subjectCentro de Referência da Assistência Social - CREASpt_BR
dc.titleA Importância da família no processo de ressocialização de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no CREASpt_BR
dc.typeArticlept_BR
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