Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22085
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDemétrio, Brena Mikaely de Brito-
dc.date.accessioned2020-05-22T17:21:42Z-
dc.date.available2020-05-22T17:21:42Z-
dc.date.issued2018-11-22-
dc.identifier.otherCDD 658.562-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22085-
dc.descriptionDEMÉTRIO, B. M. de B. Gestão da qualidade: o caso de uma indústria metalúrgica de ferragens e fechaduras da cidade de Campina Grande-PB. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractCom o advento da globalização e o avanço da tecnologia, as organizações tornaram-se mais competitivas e os consumidores mais exigentes. Com isso, a implantação de um sistema de gestão da qualidade configura-se um diferencial competitivo dentro das organizações, em busca de padronizar os processos, reduzir o número de falhas, desvios e os custos com a produção, além de auxiliar na identificação de problemas, soluções e na tomada de decisão. Nesse contexto, este artigo objetivou identificar quais ferramentas de qualidade são aplicadas em uma indústria metalúrgica de ferragens de fechaduras da cidade de Campina Grande-PB. Para obtenção dos dados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo de natureza qualitativa, fazendo-se uso do estudo de caso através de entrevistas semiestruturadas, as quais foram tratadas a partir da utilização da técnica de análise de conteúdo. Foi possível identificar nos resultados da pesquisa que as principais ferramentas utilizadas no processo produtivo são de inspeção, nas quais agem, predominantemente, sobre ações corretivas em detrimento das preventivas. A aplicação de ferramentas da gestão da qualidade acarreta fortes resistências e falta de adesão dos funcionários. Nota-se um despreparo dos gestores ao incentivar e comunicar sobre a importância de cada indivíduo no processo de melhoria contínua e alcance da qualidade. Observa-se esse fato a partir da conduta dos colaboradores que atuam de forma negligente, ignorando os padrões de qualidade estabelecidos pela fábrica.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíba - UEPBpt_BR
dc.subjectGestão de qualidadept_BR
dc.subjectFerramentas de qualidadept_BR
dc.subjectIndústria metalúrgicapt_BR
dc.titleGestão da qualidade: o caso de uma indústria metalúrgica de ferragens e fechaduras da cidade de Campina Grande-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Brena Mikaely de Brito Demétrio.pdf1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.