Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2209
Título: Avaliação da atividade antifúngica dos extratos hidroalcoolicos de Citrus Aurantium L. e Passiflora Edulis sobre as espécies de candida relacionadas às candidíases oral e vulvovaginal
Autor(es): Teixeira, Agélise Porto
Palavras-chave: Resistência microbiana
Candidíase
Atividade antifúngica
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: Diante da crescente resistência microbiana, em virtude da utilização incorreta e indiscriminada dos antimicrobianos surge a necessidade de se pesquisar novos agentes antifúngicos. Nesse sentido as plantas se destacam por possuir tais substâncias, tornando-se uma alternativa extremamente viável. Citrus aurantium L (laranja amarga) e Passiflora edulis (maracujá amarelo). Portanto, este estudo avaliou a atividade antimicrobiana dos extratos hidroalcoólicos das folhas de P. edulis e C. aurantium L. frente à Candida albicans (ATCC 18804), C. parapsilosis (ATCC 22019), C. krusei (ATCC 34135), C. tropicalis (ATCC 13803), C. guilliermondii (ATCC 6260). Os referidos extratos foram obtidos pelo processo de maceração a frio. O screening microbiológico foi realizado através da técnica de difusão em meio sólido, pelo método cavidade-placa, em diluições seriadas de 50%, 25%, 12,5% e 6,25%, a partir do extrato bruto, sendo realizado em triplicata. Evidenciou-se que, nas condições do ensaio, as concentrações testadas não apresentaram atividade antifúngica.
Descrição: TEIXEIRA, A. P. Avaliação da atividade antifúngica dos extratos hidroalcoolicos de Citrus Aurantium L. e Passiflora Edulis sobre as espécies de candida relacionadas às candidíases oral e vulvovaginal. 2013. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2209
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Agélise Porto Teixeira.pdfAgélise Porto Teixeira445.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.