Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22099
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Caldas, Luiz Eduardo Davi de | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-28T16:10:36Z | - |
dc.date.available | 2020-05-28T16:10:36Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-20 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 371.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22099 | - |
dc.description | CALDAS, L. E. D. Experimentos e simulações computadorizadas como instrumentos de ensino-aprendizagem. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo principal buscar uma maneira de aproximar os alunos do Ensino Médio da Física, de uma forma menos frustrante e que os engaje melhor com os temas a serem trabalhados. A relação do discente com o ensino de Física quando se dá por meio de docentes não formados na área, principalmente no primeiro ano do Ensino Médio, pode ser desanimadora e isso ocorre principalmente pela sobrecarga de cálculos, e pouca experimentação, num contexto em que discentes se apresentam com inúmeras deficiências em Matemática, que trazem ainda do Ensino Fundamental, criando certa frustração na turma mesmo sem ter mostrado a Física em si para eles. Inúmeros estudos mostram que a Física não deve ser trabalhada exclusivamente como um conjunto de equações matemáticas, os alunos precisam de uma base do seu cotidiano para identificar a Ciência, e só então acompanhar o desenvolvimento proporcionado por ela. A pesquisa foi desenvolvida na E.E.E.M. Adalgisa Teódulo da Fonsêca, na cidade de Itaporanga - PB, com alunos das quatro turmas do 3º ano do ensino médio. Os temas Físicos abordados foram: Força Elástica, Força Elétrica, Campo Elétrico, Efeito Fotoelétrico, Dispersão e Refração da Luz. Trazemos aqui uma alternativa para suprir essa necessidade de diversificação metodológica, propondo que se inclua no processo de ensino-aprendizagem ações experimentais, TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) e principalmente fazer com que os alunos se sintam parte da atividade. Na pesquisa, observa-se que é indispensável que os discentes possam participar diretamente processo de ensino-aprendizagem e que esses são fatores que podem ampliar e motivar o aprendizado, sendo possibilitada a proximidade que já têm com os fenômenos estudados e ver que agora podem quantificá-los e realizar predições sobre eles. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Irenaldo Pereira de Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Experimentos | pt_BR |
dc.subject | TICs | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.title | Experimentos e simulações computadorizadas como instrumentos de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 85 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Luiz Eduardo Davi de Caldas.pdf | PDF - Luiz Eduardo Davi de Caldas | 1.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.