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dc.contributor.authorCaldas, Luiz Eduardo Davi de-
dc.date.accessioned2020-05-28T16:10:36Z-
dc.date.available2020-05-28T16:10:36Z-
dc.date.issued2019-11-20-
dc.identifier.other21. ed. CDD 371.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22099-
dc.descriptionCALDAS, L. E. D. Experimentos e simulações computadorizadas como instrumentos de ensino-aprendizagem. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal buscar uma maneira de aproximar os alunos do Ensino Médio da Física, de uma forma menos frustrante e que os engaje melhor com os temas a serem trabalhados. A relação do discente com o ensino de Física quando se dá por meio de docentes não formados na área, principalmente no primeiro ano do Ensino Médio, pode ser desanimadora e isso ocorre principalmente pela sobrecarga de cálculos, e pouca experimentação, num contexto em que discentes se apresentam com inúmeras deficiências em Matemática, que trazem ainda do Ensino Fundamental, criando certa frustração na turma mesmo sem ter mostrado a Física em si para eles. Inúmeros estudos mostram que a Física não deve ser trabalhada exclusivamente como um conjunto de equações matemáticas, os alunos precisam de uma base do seu cotidiano para identificar a Ciência, e só então acompanhar o desenvolvimento proporcionado por ela. A pesquisa foi desenvolvida na E.E.E.M. Adalgisa Teódulo da Fonsêca, na cidade de Itaporanga - PB, com alunos das quatro turmas do 3º ano do ensino médio. Os temas Físicos abordados foram: Força Elástica, Força Elétrica, Campo Elétrico, Efeito Fotoelétrico, Dispersão e Refração da Luz. Trazemos aqui uma alternativa para suprir essa necessidade de diversificação metodológica, propondo que se inclua no processo de ensino-aprendizagem ações experimentais, TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) e principalmente fazer com que os alunos se sintam parte da atividade. Na pesquisa, observa-se que é indispensável que os discentes possam participar diretamente processo de ensino-aprendizagem e que esses são fatores que podem ampliar e motivar o aprendizado, sendo possibilitada a proximidade que já têm com os fenômenos estudados e ver que agora podem quantificá-los e realizar predições sobre eles.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Irenaldo Pereira de Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectExperimentospt_BR
dc.subjectTICspt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.titleExperimentos e simulações computadorizadas como instrumentos de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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