Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2210
Título: Aplicação do processo fotocatalítico heterogêneo no tratamento de águas de lavagem de biodiesel
Autor(es): Alves Filho, Hélio Teotônio
Palavras-chave: Fotocatálise heterogênea
Tratamento de efluente
Biodiesel
Água residuária
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de contribuir para o campo de pesquisa de tecnologias de tratamento de resíduos líquidos, utilizando-se do método fotocatalítico heterogêneo que é um Processo Oxidativo Avançado (POA). Os POA’s têm uma grande capacidade de oxidar poluentes difíceis de serem tratados, isso só é possível devido a geração de um radical hidroxila que é liberado pela combinação de um catalisador com uma fonte de radiação eletromagnética. Foram realizados ensaios utilizando um reator tipo batelada constituído de uma placa de vidro de 6 mm de espessura, e dimensões de 1,00 x 0,50 m, onde foi imobilizado o catalisador dióxido de titânio (TiO2) sobre toda a superfície. O efluente tratado no sistema proposto (Reator de leito fixo e filme fino) foi produzido em laboratório, constituindo características de um efluente que é gerado na processo de produção de Biodiesel. A radiação ultravioleta (UV) utilizada foi uma radiação artificial emitida por lâmpadas germicidas com comprimento de onda de 254 nm. Em cada experimento foram utilizados 8 litros do efluente, que permaneceu exposto a radiação e em contato com o catalisador durante 4 horas. As vazões de trabalho foram variadas em Vazão 1 (36,45 mL/s), Vazão 2 (87,81 mL/s) e Vazão 3 (51,51 mL/s), controladas por um registro globo. A análise dos resultados foi feita em termos de DQO, pH e da condutividade durante o tratamento em cada vazão de trabalho, concluindo-se que, o sistema, juntamente com vazão mais lenta, proporcionou uma eficiência maior (62% de remoção de DQO) no tipo de tratamento utilizado, esperando-se um aumento dessa eficiência caso o tempo de exposição ao processo seja prolongado.
Descrição: ALVES FILHO, H. T. Aplicação do processo fotocatalítico heterogêneo no tratamento de águas de lavagem de biodiesel. 2013. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2210
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hélio Teotônio Alves Filho.pdfHélio Teotônio Alves Filho1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.