Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22100
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Renierio Tomaz Feitoza | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-28T16:10:48Z | - |
dc.date.available | 2020-05-28T16:10:48Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-12 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 530 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22100 | - |
dc.description | SOARES, R. T. F. A potencialidade do lúdico rompendo o formalismo no ensino de física. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Aprender Física é tão importante quanto qualquer outra disciplina. Os conhecimentos dessa ciência são imprescindíveis na compreensão de muitas de nossas ações, fenomenologia da natureza, compreensão da matéria e as interações com energias, podemos dizer que tende à explicar tudo quanto ocorre ao nosso redor. Diante de uma ciência natural tão preocupado em explicar os fenômenos do dia-dia, nos deparamos com um ensino de Física que, ainda perpassa, pelos moldes totalmente tradicionais, nos motivando a apresentar alternativas e estratégias as quais possibilitem aprendizado com produção de significados nessa área. Desta forma, a ludicidade e o uso de jogos nas aulas de Física são estratégias e metodologias que podem potencializar os atos de aprender e ensinar. Assim, o presente trabalho tem como objetivo averiguar, teoricamente, o emprego dos jogos dito lúdicos no ensino da Física, como uma forma alternativa de agregar a classe alunada às atividades práticas reconfortantes, as quais desafiem, ascendam à criatividade, desenvolvam a autonomia e de que forma contemple a totalidade dos indivíduos envolvidos. Explicita, desta forma, as implicações pedagógicas do uso dessas ferramentas nos atos de aprender em ensinar Física. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico a partir de autores que discorrem sobre o lúdico e jogos lúdicos no Ensino de Física, tais como: Winnicott (1995), Almeida (2009), Mauricio(2006),Petry e Santos (2006), Schaeffer (2006), Gomes(2001), Pereira et al. (2009), Brenelli (2001), Vera (2006), Miranda (2001) entre outros. É possível constatar que a ludicidade e os jogos lúdicos são estratégias que potencializam os resultados nas aulas de Físicas, pois permitem que professores e alunos atuem como sujeitos ativos, implicando em aprendizagens efetivas, e sem dúvida, aprendizagem cientifica. Sendo assim, neste estudo, são sugeridos três jogos didáticos, encontrados a partir da pesquisa realizada, para que os professores de Física possam fazer uso em suas práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Júlio Pereira da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem em física | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Jogos Lúdicos | pt_BR |
dc.title | A potencialidade do lúdico rompendo o formalismo no ensino de física | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 85 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ranierio Tomaz Feitoza Soares.pdf | PDF - Ranierio Tomaz Feitoza Soares | 714.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.