Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22102
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Baêta, Ana Ozélia Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-05T19:17:57Z | - |
dc.date.available | 2020-06-05T19:17:57Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-26 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 796 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22102 | - |
dc.description | BAÊTA, A. O. P. Um novo olhar para o desenvolvimento cognitivo com a prática dos jogos escolares. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O desenvolvimento cognitivo é um campo de estudo focado no processo de surgimento da capacidade de pensar e compreender das pessoas. Disciplinas como a Educação Física escolar é muito mais do que apenas uma disciplina recreativa ou para formação de atletas como muitos pensam; ela tem papel fundamental na formação dos estudantes, tanto na esfera escolar quanto no social e ainda se abrangendo para a saúde do corpo e mente, desta maneira, a mesma terá grande influência no desenvolvimento motor e cognitivo dos estudantes, podendo contribuir no desenvolvimento afetivo, social, entre outras dimensões. O presente estudo visa promover novos olhares para a importância da prática dos Jogos Internos Escolares em uma Escola da rede estadual do estado da Paraíba, motivando e envolvendo o estudante. Compreendendo o esporte de modo geral através de pesquisa bibliográfica acerca do tema, tratando a prática de esportes na escola analisada como um elemento de inclusão; observando a metodologia utilizada pelos professores nas aulas práticas e teóricas da instituição, bem como a efetivação do processo das atividades realizadas, como foco nos jogos internos e aulas teórico-práticas. Foi possível analisar que na escola são praticadas três práticas corporais e que se faz necessário a inclusão de mais atividades que visem também o desenvolvimento de outras habilidades, pois a educação física é responsável por tornar o aluno um cidadão capaz de posicionar-se criticamente diante das diversas formas da cultura corporal. Assim, esta pesquisa leva à reflexão de que ainda há muito a que se pensar e fazer para que toda a sociedade e comunidade escolar abranjam seus olhares quando se refere aos Jogos Internos Escolares, mesmo sabendo que muito já se foi feito no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Eunice Ferreira Carvalho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Um novo olhar para o desenvolvimento cognitivo com a prática dos jogos escolares | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - PARFOR - ED. FÍSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Ozélia Pereira Baêta.pdf | PDF - Ana Ozélia Pereira Baêta | 537.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.