Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2213
Título: | Estratégias em educação ambiental para empoderamento e popularização de conhecimentos científicos relacionados à gestão integrada de resíduos sólidos domiciliares, Campina Grande-PB |
Autor(es): | Silva, Priscila Almeida e |
Palavras-chave: | Resíduos sólidos Educação ambiental Crise ambiental |
Data do documento: | 5-Nov-2013 |
Resumo: | A geração desenfreada de resíduos sólidos e a percepção incorreta são fatores que contribuem para crise ambiental, tornando um dos maiores desafios para a sociedade. A Educação Ambiental junto com o sistema integrado de resíduos sólidos constituem importantes ferramentas para amenizar a atual situação do cenário ambiental. O objetivo deste trabalho foi aplicar e avaliar estratégias em Educação Ambiental que permitam a sensibilização, formação e mobilização de diferentes segmentos sociais para o empoderamento e popularização de conhecimentos científicos relacionados à Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Domiciliares, em Campina Grande-PB. O trabalho aconteceu de Março de 2011 a Agosto de 2012, tendo por base a pesquisa participante e experimental. Para sensibilização e mobilização da comunidade foram aplicadas estratégias como: envolvimento dos diferentes segmentos sociais atuantes no bairro de Santa Rosa, Campina Grande - PB; encontros com as famílias participantes; planejamento e agendamento de atividades desenvolvidas na SAB do bairro; realização de eventos que envolveram toda comunidade: seminários, ciclo de oficinas, palestras, implantação da coleta seletiva na SAB de Santa Rosa, elaboração e distribuição de folder informativo, inserção dos catadores de materiais recicláveis da ARENSA na realização da coleta dos resíduos sólidos na fonte geradora. As estratégias aplicadas favoreceram a implantação da gestão integrada de resíduos sólidos no bairro de Santa Rosa, em Campina Grande-PB, bem como a construção e difusão de conhecimentos relacionados à temática, junto aos diferentes atores sociais que atuam no bairro. A gestão integrada de resíduos sólidos constitui um conjunto de alternativas que tem por finalidade mitigar os impactos negativos decorrentes da problemática dos resíduos sólidos, sensibilizar e mobilizar os diferentes segmentos sociais para adoção de atitudes sustentáveis. Dentre as alternativas, destacam-se: coleta seletiva na fonte geradora (82 residências), tratamento da parcela orgânica (2.767 kg), transformando-a em composto com características favoráveis ao uso em hortas domiciliares (736.48 kg); repasse dos resíduos recicláveis secos aos catadores de materiais recicláveis selecionados e higienizados na fonte geradora (9.072 kg), proporcionando aumento da renda e evitando que estes resíduos fossem encaminhados ao aterro sanitário. Portanto, Educação Ambiental constituiu-se um instrumento indispensável ao alcance dos objetivos da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Domiciliares do bairro de Santa Rosa, em Campina Grande-PB. |
Descrição: | SILVA, P. A. e. Estratégias em educação ambiental para empoderamento e popularização de conhecimentos científicos relacionados à gestão integrada de resíduos sólidos domiciliares, Campina Grande-PB. 2012. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2213 |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Priscila Almeida e Silva Parte 1.pdf | Priscila Almeida e Silva Parte 1 | 2.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Priscila Almeida e Silva Parte 2.pdf | Priscila Almeida e Silva Parte 2 | 1.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.