Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2214
Título: Autotransplante dentário como facilitador da mecânica, aprimora os resultados ortodônticos em adolescente com agenesia assimétrica
Autor(es): Sousa, Robson Thiago Alves de
Palavras-chave: Autotransplante
Ortodontia
Agenesia assimétrica
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: O autotransplante dentário tem sido relatado na literatura como alternativa viável durante a prática ortodôntica. No entanto, existem lacunas de informação sobre o tema, em especial quando se considera o período de acompanhamento ou controle da intervenção. Nesse contexto, este trabalho procurou apresentar o relato do caso de paciente do sexo feminino, com 12 anos de idade, com história de agenesia cruzada dos segundos pré-molares superior direito e inferior esquerdo, que buscou um tratamento alternativo para o seu problema estético e funcional, devido à condição exposta, associada a padrão assimétrico facial e má oclusão do tipo Classe II de Angle na dentição permanente jovem. O protocolo aplicado abrangeu o transplante autógeno do segundo pré-molar superior esquerdo, com o ápice ainda aberto, para o lugar do segundo pré-molar inferior esquerdo. Essa alternativa completou o número de dentes do arco inferior e transformou o arco superior em uma situação de falta simétrica dos segundos pré-molares. Em um período de acompanhamento por 4 anos, a partir de Agosto de 2006 a setembro de 2010, constatou-se que a intervenção cirúrgica reduziu o tempo de tratamento, evitou a colocação de implantes ou próteses e facilitou a mecânica ortodôntica.
Descrição: SOUSA, R. T. A. de. Autotransplante dentário como facilitador da mecânica, aprimora os resultados ortodônticos em adolescente com agenesia assimétrica. 2012. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2214
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Robson Thiago Alves de Sousa.pdfRobson Thiago Alves de Sousa965.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.