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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22152
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Melo, Wltenize Izolina Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-29T19:31:03Z | - |
dc.date.available | 2020-06-29T19:31:03Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.37 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22152 | - |
dc.description | MELO, W. I. F. O ensino-aprendizagem de seminário em um curso de extensão universitária. 2019. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa dedica-se à análise de seminários produzidos por alunos universitários durante um curso de extensão, oferecido nas dependências do CCHE – Campus VI. Objetiva-se com isso: a) identificar os aspectos que dificultam o desempenho de alunos universitários na apresentação de seminário em um curso de extensão; e b) verificar as dificuldades superadas na apresentação final ao término desse curso. O aporte teórico utilizado fundamenta-se na discussão da exposição oral de Dolz, Schneuwly & Haller (2004) enquanto instrumento que possibilita a comunicação e aprendizagem; nos trabalhos de Barros-Mendes (2005), acerca dos elementos linguísticos e prosódicos; na perspectiva de Silva (2013), que defende o seminário como evento comunicativo; e na noção de unidades retóricas por Silva e Silva (2016). Com relação à fonte de dados, caracteriza-se como uma pesquisa documental, haja vista que observa e interpreta documentos orais e escritos. Nesse contexto, a metodologia adotada (descritivo-interpretativa) consiste nos destaques de trechos das exposições orais que correspondem às intenções já mencionadas, transcritos sob as regras do Projeto NURC. Para alcançar os objetivos, traçamos o seguinte percurso: análise retórica do gênero na primeira produção, avaliação e autoavaliação da exposição, intervenção docente e, por fim, análise retórica do gênero na segunda versão. Após a seleção do material, ficaram perceptíveis quais os aspectos problemáticos, a saber: aspectos das fases da exposição oral, aspectos paralinguísticos, cinésicos e proxêmicos e aspectos dos gêneros subsidiários. A análise nos levou a considerar que houve mudanças sutis nas novas versões do evento: a análise retórica do gênero revelou que três (questão-norteadora, projeção das fases e retomada da exposição) das dez estratégias das unidades retóricas foram inseridas; as integrantes de ambos os seminários, também, tomaram posturas mais adequadas e que lhes eram mais confortáveis, como apresentar sentadas uma ao lado da outra, o que permitiu regular a respiração, falar pausadamente e manter a simetria da disposição entre si; bem como deram maior atenção à funcionalidade da apresentação de PowerPoint e planejaram melhor suas falas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Prof. Me. Bruno Alves Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Curso de Extensão | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Seminário (Técnicas de apresentação) | pt_BR |
dc.title | O ensino-aprendizagem de seminário em um curso de extensão universitária | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
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