Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2216
Título: Percepção de educadores de escolas públicas estaduais do município de Campina Grande - PB sobre a importância das aulas de campo
Autor(es): Marinho, Jânio Constantino
Palavras-chave: Educação
Ensino de Biologia
Aula de Campo
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: A educação constitui a base para a formação e organização humana, uma vez que os instrumentos utilizados no percorrer do processo educativo são de extrema importância para a construção e formação de cidadãos conscientes e participativos. Nesta perspectiva, é notável a necessidade de adequações didáticas de ensino/aprendizagem que alcance estas expectativas permitindo, assim, criar condições que favoreçam interconexões entre o processo educacional e a evolução de recursos tecnológicos, como subsídios para alcançar uma aprendizagem que seja significativa. Da forma como vem sendo explorada, a Biologia é caracterizada pelos alunos como uma disciplina monótona, que abrange diversos nomes, ciclos e tabelas a serem memorizados. Diante desta problemática, objetivamos estudar a percepção de educadores de cinco escolas públicas estaduais localizadas no município de Campina Grande (PB), acerca das aulas desenvolvidas em espaços não formais, com o intuito de estimular o educando na construção do conhecimento científico. Participaram desta pesquisa vinte e quatro professores de ciências e biologia. Foram identificadas as percepções que esses professores têm acerca da importância das aulas de campo, sobre as contribuições dessa modalidade didática como ferramenta no ensino, os entraves que se apresentam na realização de atividades em espaços não formais e a necessidade de utilização de outros recursos didáticos pluralizados na escola. Foi possível identificar que muitos dos participantes perceberam a importância da atividade de campo como uma ferramenta na construção do aprendizado do aluno. Também reconhecem a relevância das inovações metodológicas no ensino. Entendemos que a Educação em espaço não formal precisa ser tratada de forma mais contextualizada, contribuindo para uma compreensão complexa dos conteúdos de Biologia, no que evidencia a importância das inovações didáticas no processo de formação do educando.
Descrição: MARINHO, J. C. Percepção de educadores de escolas públicas estaduais do município de Campina Grande - PB sobre a importância das aulas de campo. 2012. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2216
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jânio Constantino Marinho.pdfJânio Constantino Marinho2.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.