Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2217
Título: Intoxicação por paracetamol: um relato de caso
Autor(es): Barbosa, Felipe Oliveira
Palavras-chave: Intoxicação humana
Paracetamol
Hepatotoxidade
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: O Paracetamol é metabolizado no fígado, principalmente, por três vias. Uma delas origina um metabólito que tem variável grau de toxicidade para vários órgãos, atingindo principalmente o fígado, o que pode causar insuficiência hepática (IH), além de danos ao sistema de coagulação e nefrotoxicidade. O diagnóstico precoce, que é de grande importância para iniciar o tratamento, pode ser realizado após avaliação da história do paciente, bem como dos aspectos clínicos e laboratoriais. Trata-se de uma pesquisa documental que descreve um caso de intoxicação por Paracetamol, com desenvolvimento de insuficiência hepática. O relato foi descrito a partir de um caso de criança do sexo feminino, atendida pelo Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande-PB (HETDLGF) e acompanhada pelo Centro de Assistência e Informação Toxicológica de Campina Grande-PB (Ceatox-CG). Os dados foram obtidos a partir do prontuário da paciente e da ficha de notificação do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan). A paciente de dois anos, com história acidental de exposição ao Paracetamol, permaneceu na unidade de saúde por 10 dias. Nos primeiros dias observouse alteração das enzimas hepáticas. Entre o quarto e o oitavo dia houve alteração do Tempo de Protrombina (TP)/INR. A paciente não apresentou alteração da função renal, entretanto, instalou-se um quadro de disúria, provavelmente por um processo infeccioso. A paciente foi tratada com N-acetilcisteína (NAC), para tratar a IH e, antibióticos para o tratamento da infecção urinária. Um das limitações deste estudo foi o fato de não ter sido realizado diariamente os exames específicos para os casos de intoxicação grave por Paracetamol, dificultando sobremaneira a evolução precisa do indivíduo em todas as etapas da intoxicação.
Descrição: BARBOSA, F. O. Intoxicação por paracetamol: um relato de caso. 2013. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2217
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felipe Oliveira Barbosa.pdfFelipe Oliveira Barbosa731.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.