Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2218
Título: Evolução da recuperação de tabagistas através da abordagem cognitivo-comportamental em um hospital na cidade de Campina Grande/PB
Autor(es): Cunha, Nelson Bruno de Almeida
Palavras-chave: Tabagismo
Dependência química
Saúde pública
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: Sabe-se que a luta contra a dependência causada pela nicotina é muito complexa, ocasionando grandes dificuldades para aqueles que desejam parar de fumar, nesse sentido, o objetivo deste trabalho inclui o estudo da evolução da recuperação de tabagistas através de abordagem cognitivo-comportamental. O estudo foi realizado com base na metodologia padrão desenvolvida pelo Ministério da Saúde, na qual o público-alvo compreendeu os fumantes que procuraram o Centro de Saúde Doutor Francisco Pinto na cidade de Campina Grande-PB, durante os anos de 2007 a 2011. No ano de 2007 o índice de abstenção foi de 30,4%, seguidos dos percentuais 35,5%; 53,1%; 63,3%; e 38,5% nos anos subsequentes. Os resultados positivos dos grupos de tratamento se mostraram maiores quando ocorreu a interação dos profissionais de saúde que identificaram os aspectos motivacionais do consumo de cigarros apresentados pelos pacientes e elaboraram estratégias que modificassem o raciocínio e comportamento destes para a cessação do hábito tabágico.
Descrição: CUNHA, N. B. de A. Evolução da recuperação de tabagistas através da abordagem cognitivo-comportamental em um hospital na cidade de Campina Grande/PB. 2013. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2218
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nelson Bruno de Almeida Cunha.pdfNelson Bruno de Almeida Cunha304.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.