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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22186
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lucena, Mirelly Éllen Mendes de | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-29T17:36:12Z | - |
dc.date.available | 2020-07-29T17:36:12Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-26 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 005.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22186 | - |
dc.description | LUCENA, M. E. M. Estimulação cognitiva de habilidades preditoras do desenvolvimento de leitura em crianças com dislexia por meio de um jogo digital. 2019. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O aumento de ocorrências de alunos com distúrbios de aprendizagem vem crescendo consideravelmente, um em destaque é a dislexia, que se caracteriza por dificuldades em aprender a ler, decodificar e soletrar. Nesse cenário, a tecnologia surge como alternativa para melhorar a aprendizagem, bem como para ser usada como auxílio a um método de ensino diferente do método tradicional. Assim, o presente trabalho apresenta a proposta de jogo educacional na forma de software, intitulado “Procurando Sunny”, que busca apoiar o desenvolvimento da leitura de crianças com dislexia na fase da alfabetização. A proposta levou em considerações oito habilidades a serem trabalhadas, sendo elas, recepção visual, recepção auditiva, associação visual, associação auditiva, closura gramatical, rima, integração e orientação espacial. Para gerar a proposta do jogo, foi utilizado o padrão Model-View-Controller (MVC), que serviu para estruturar a arquitetura do software, além da linguagem de modelagem UML, usada para documentar essa arquitetura, o que facilitou esta proposta de desenvolvimento de software e de engenharia de sistemas. A proposta do jogo recebeu resultados satisfatórios do ponto de vista dos pedagogos, psicólogos e psicopedagogos, os quais responderam que as habilidades propostas poderiam sim auxiliar crianças disléxicas a adquirir habilidades preditoras da leitura, bem como, que as funcionalidades e habilidades do jogo proposto, são suficientes para estabelecer um método mais eficaz que o método de intervenção já existente no aprendizado de crianças com dislexia na fase da alfabetização. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Alves Costa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Software educacional | pt_BR |
dc.subject | Dislexia | pt_BR |
dc.subject | Proposta de desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Jogo digital | pt_BR |
dc.title | Estimulação cognitiva de habilidades preditoras do desenvolvimento de leitura em crianças com dislexia por meio de um jogo digital | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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