Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22192
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Morais, Ângela da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-29T17:38:11Z | - |
dc.date.available | 2020-07-29T17:38:11Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-04 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22192 | - |
dc.description | MORAIS, A. S. Ensino de logaritmos e função logarítmica: reflexões sobre experiências do ensino médio à formação inicial de professores de matemática. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa discute sobre o ensino de Logaritmos e a Função Logarítmica, cuja área apresenta-se como de difícil compreensão em matemática. Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar se o conteúdo de logaritmos e função logarítmica foi estudado durante o ensino médio e na graduação e como ocorreu a abordagem metodológica usada pelos docentes a partir das percepções dos estudantes do curso de licenciatura em matemática investigados. De modo específico, investigar diferentes abordagens metodológicas para o ensino de Logaritmos e Funções Logarítmicas, além de identificar o grau de conhecimento dos sujeitos da pesquisa em relação ao conteúdo. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com fase teórica e de campo, cuja amostra é composta por quinze (15) discentes do 9º e último período do curso de licenciatura plena em matemática da Universidade Estadual da Paraíba, Patos-PB. O instrumento de coleta de dados foi um questionário composto por oito (08) questões, sendo cinco (05) objetivas, duas (02) discursivas e uma (01) com conteúdo matemático. Os dados demonstraram que o trabalho com o conteúdo Logaritmos e Funções Logarítmicas ainda é muito realizado com base em metodologias convencionais de ensino. Ainda que os sujeitos da pesquisa nem sempre o estudaram no ensino médio e enfrentam dificuldades para compreensão, sendo evidenciado um nível de aprendizagem muito baixo desses conteúdos mesmo no nível superior. Metodologias contextualizadas, interdisciplinares e abordagem na metodologia ativa de ensino podem apresentar-se como possibilidade de melhorar o processo ensino-aprendizagem desses conteúdos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Ma. Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Logaritmos | pt_BR |
dc.subject | Metodologias de ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Logaritmos | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt_BR |
dc.title | Ensino de logaritmos e função logarítmica: reflexões sobre experiências do ensino médio à formação inicial de professores de matemática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ângela da Silva Morais.pdf | PDF - Ângela da Silva Morais | 1.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.