Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22192
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorais, Ângela da Silva-
dc.date.accessioned2020-07-29T17:38:11Z-
dc.date.available2020-07-29T17:38:11Z-
dc.date.issued2019-12-04-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22192-
dc.descriptionMORAIS, A. S. Ensino de logaritmos e função logarítmica: reflexões sobre experiências do ensino médio à formação inicial de professores de matemática. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa discute sobre o ensino de Logaritmos e a Função Logarítmica, cuja área apresenta-se como de difícil compreensão em matemática. Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar se o conteúdo de logaritmos e função logarítmica foi estudado durante o ensino médio e na graduação e como ocorreu a abordagem metodológica usada pelos docentes a partir das percepções dos estudantes do curso de licenciatura em matemática investigados. De modo específico, investigar diferentes abordagens metodológicas para o ensino de Logaritmos e Funções Logarítmicas, além de identificar o grau de conhecimento dos sujeitos da pesquisa em relação ao conteúdo. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com fase teórica e de campo, cuja amostra é composta por quinze (15) discentes do 9º e último período do curso de licenciatura plena em matemática da Universidade Estadual da Paraíba, Patos-PB. O instrumento de coleta de dados foi um questionário composto por oito (08) questões, sendo cinco (05) objetivas, duas (02) discursivas e uma (01) com conteúdo matemático. Os dados demonstraram que o trabalho com o conteúdo Logaritmos e Funções Logarítmicas ainda é muito realizado com base em metodologias convencionais de ensino. Ainda que os sujeitos da pesquisa nem sempre o estudaram no ensino médio e enfrentam dificuldades para compreensão, sendo evidenciado um nível de aprendizagem muito baixo desses conteúdos mesmo no nível superior. Metodologias contextualizadas, interdisciplinares e abordagem na metodologia ativa de ensino podem apresentar-se como possibilidade de melhorar o processo ensino-aprendizagem desses conteúdos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Ma. Lidiane Rodrigues Campêlo da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectLogaritmospt_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de Logaritmospt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.titleEnsino de logaritmos e função logarítmica: reflexões sobre experiências do ensino médio à formação inicial de professores de matemáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ângela da Silva Morais.pdfPDF - Ângela da Silva Morais1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.