Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22195
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCanuto, Débora Maria da Nóbrega-
dc.date.accessioned2020-07-29T17:38:17Z-
dc.date.available2020-07-29T17:38:17Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22195-
dc.descriptionCANUTO, D. M. N. Desafios e dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de matemática nas Escolas Municipais de Coremas-PB. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.pt_BR
dc.description.abstractDiante da notoriedade das dificuldades e desafios existentes no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, as quais são enfrentadas continuamente por docentes e discentes, é necessário refletir e analisar a prática pedagógica exercida pelos professores de matemática, bem como da mesma forma, analisar a participação dos alunos durante este processo. Diante disso, essa pesquisa tem por objetivo investigar as principais causas e dificuldades existentes durante o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. A pesquisa se caracteriza por uma abordagem metodológica quantitativa de natureza aplicada com caráter exploratório. A pesquisa busca embasamento teórico a partir de autores como D’ambrosio(1989), Almeida (2000), Libâneo (1994), Barboza(2011), entre outros. Para obter os resultados da pesquisa foi aplicado um questionário com dois professores e quarenta e sete alunos de escolas da rede municipal do município de Coremas-PB, com o objetivo de investigar as principais dificuldades existentes durante o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Os depoimentos colhidos durante a investigação revelam que existem diversas dificuldades durante o processo de ensino e aprendizado de Matemática, tais como: falta de estrutura nas escolas, desinteresse dos alunos, baixa remuneração, entre outros. Com isso faz-se necessários que os professores estabeleçam novos meios e estratégias metodológicas para superar tais dificuldades, do mesmo modo é abordado como os alunos tem se comportado como sujeitos do processo de ensino, e quais as posturas que os mesmos devem adotar para auxiliar na melhoria da aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. José Ginaldo de Souza Fariaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.titleDesafios e dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de matemática nas escolas municipais de Coremas-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Débora Maria da Nóbrega Canuto.pdfPDF - Débora Maria da Nóbrega Canuto1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.