Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/222
Título: Avaliação do efeito corrosivo de agentes químicos em brocas odontológicas
Autor(es): Silva, Natália Batista da
Palavras-chave: Biossegurança
Odontologia
Produtos químicos
Data do documento: 19-Set-2012
Resumo: Este estudo teve com objetivo avaliar o efeito corrosivo de agentes químicos como o glutaraldeído 2,5%, clorexidina 2% e o ácido peracético 2%, na desinfecção e esterilização de instrumentos rotatórios: brocas diamantadas, carbide e aço. As amostras foram divididas em três grupos levando-se em consideração as substâncias químicas e os tipos de brocas. Grupo1 Ácido Peracético 2%, G2 Glutaraldéido 2,5% e G3 Clorexidina 2%. Foram utilizadas 18 brocas, 06 para cada grupo. As brocas foram imersas nas substâncias desinfectantes e avaliadas visualmente no período de 24 horas, 7 dias, 14, 21 e 28 dias e submetidos à análise qualitativa através de escores. Os resultados mostraram que o G1 (ácido peracético 2%) não mostrou-se corrosivos as estruturas metálicas das brocas, o G2 (glutaraldeído 2,5%) apresentou um alto índice de corrosão nas brocas de aço, enquanto que nas brocas diamantadas e carbide não foi visualizado efeito corrosivo, quanto ao G3 (clorexidina 2%) as brocas permaneceram inalteradas. Conclui-se que o tratamento químico por glutaraldeído 2,5% apresentou maior comprometimento corrosivo as estruturas metálicas das brocas de aço, enquanto que as demais brocas não apresentaram alterações. O ácido peracético e a clorexidina não mostraram ser corrosivos as superfícies das brocas.
Descrição: SILVA, N. B. da. Avaliação do efeito corrosivo de agentes químicos em brocas odontológicas. 2011. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/222
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Natalia Batista da Silva.pdfNatália Batista da Silva1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.